A Prefeitura de Hortolândia inicia na próxima segunda-feira (3) a canalização do córrego que corta o Jardim Amanda, resultando na interdição total do trecho da Avenida Tarsila do Amaral no cruzamento com a Rua Casemiro de Abreu.
A intervenção, com duração prevista de aproximadamente 30 dias, integra as obras do futuro parque linear do bairro e utilizará a técnica de “bolsacreto” para aumentar a vazão do curso d’água e melhorar a infraestrutura local para o período de chuvas.
A Secretaria de Mobilidade Urbana estabeleceu desvos alternativos para os dois sentidos do tráfego. No sentido bairro/Centro, o fluxo será desviado pela Rua Casemiro de Abreu, seguindo para a Rua Augusto dos Anjos antes de retornar à Av. Tarsila do Amaral.
Já no sentido Centro/bairro, o trânsito passará pela Rua Augusto dos Anjos, Rua Washington Luiz (passando pela UPA) e Rua Casemiro de Abreu. A Secretaria reforçará a sinalização e contará com agentes de trânsito no local.
A obra, orçada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), consiste na canalização de 5,10 metros de extensão do córrego que deságua na primeira lagoa do Jardim Amanda.
A técnica do “bolsacreto” utiliza concreto moldado dentro de mantas geotêuticas que se adaptam ao terreno, formando uma estrutura durável. A previsão da Secretaria de Obras é que a canalização esteja concluída em três a quatro meses, enquanto a primeira etapa do parque socioambiental do Jardim Amanda deve ser entregue em dezembro.
