Índice alto de infestação coloca Hortolândia em alerta contra a dengue

Índice alto de infestação

Índice alto de infestação

Hortolândia segue em alerta no combate ao Aedes aegypti e às arboviroses por conta do Índice alto de infestação. A Prefeitura concluiu a Análise de Densidade Larvária (ADL) do início do ano, que apontou índice de 8,2, considerado alto. Com o encerramento do levantamento, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Secretaria de Saúde, retomou as ações de busca ativa, priorizando as regiões com maior número de criadouros.

Nesta semana, as equipes estão concentradas nos bairros Jardim Campos Verdes e Jardim Carmen Cristina. O objetivo é identificar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, reforçando o trabalho preventivo junto aos moradores dessas localidades.

Segundo o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, o índice elevado já era esperado para este período do ano. Ele explica que o volume intenso de chuvas, típico do verão, favorece a proliferação do mosquito. Por isso, a Prefeitura reforça o pedido para que a população redobre os cuidados com quintais e áreas externas, eliminando recipientes que possam acumular água.

A ADL é realizada três vezes ao ano — em janeiro, julho e outubro — e consiste na contagem de larvas do Aedes aegypti em imóveis residenciais. O resultado do levantamento é fundamental para orientar o planejamento de novas estratégias e o reforço das ações de enfrentamento, especialmente neste período de maior risco para o aumento dos casos de dengue e outras arboviroses.

Sair da versão mobile