Hortolândia planta 550 novas árvores e reforça meta de reflorestamento urbano

reflorestamento

Reflorestamento: a cidade de Hortolândia (SP) deu mais um passo em direção à sustentabilidade com o plantio de 550 novas árvores no último sábado (26/07). A ação ocorreu nas imediações da rotatória entre a Rua 19 de Fevereiro e a Avenida Panaíno, região próxima à Passagem Inferior da linha férrea, que liga o Centro de Especialidades Médicas e o CAISM ao Jardim Novo Ângulo.

Ação conjunta fortalece arborização urbana

O plantio foi realizado por servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, com apoio de funcionários da empresa DC Logística, responsável pela doação de 457 mudas ao município. As secretárias Eliane Nascimento (titular) e Sunne Santos (adjunta) também participaram da atividade.

O objetivo da ação é fortalecer a arborização urbana em áreas públicas e compensar impactos ambientais em regiões de grande fluxo viário, como é o caso da futura PI ferroviária.


Hortolândia já plantou mais de 4 mil árvores em 2024

Com esta iniciativa, o total de árvores plantadas no município em 2024 chega a 4.116 mudas, o que representa cerca de 50% da meta anual da Prefeitura.

Segundo dados da secretaria, Hortolândia já contabiliza mais de 180 mil árvores plantadas desde 2017:

A meta da gestão municipal é tornar Hortolândia uma referência em sustentabilidade urbana, promovendo equilíbrio ambiental, sombreamento, recuperação de nascentes e qualidade de vida.


Espécies nativas brasileiras foram escolhidas

A seleção das espécies priorizou árvores nativas da Mata Atlântica e Cerrado, com funções ecológicas importantes para o equilíbrio dos ecossistemas locais. Entre elas estão:

Essas árvores não só ajudam na recuperação ambiental, mas também contribuem para a fauna local, oferecendo alimento e abrigo para aves e pequenos animais.


Hortolândia é “Cidade Árvore do Mundo” pela terceira vez

O esforço contínuo na promoção do verde urbano garantiu a Hortolândia, pela terceira vez consecutiva, o título de “Cidade Árvore do Mundo” (Tree Cities of the World) — uma certificação internacional promovida pela FAO/ONU e pela Arbor Day Foundation.

Esse reconhecimento reafirma o compromisso da cidade com práticas sustentáveis e políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Sair da versão mobile