Hortolândia investe na educação com novos conselhos e fóruns escolares

Câmara Municipal de Hortolândia

A Câmara Municipal de Hortolândia aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 188/2024, que regulamenta os Conselhos Escolares e os Fóruns Escolares nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. A medida, de autoria do Poder Executivo, representa um passo significativo na implementação de uma gestão democrática e participativa, em alinhamento com as diretrizes nacionais da educação.


O Papel Fundamental dos Conselhos Escolares

Os Conselhos Escolares são instâncias essenciais na gestão das escolas municipais, com funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras. Suas principais atribuições incluem:


Fóruns Escolares: Espaços de Reflexão e Troca

Os Fóruns Escolares complementam o trabalho dos Conselhos, servindo como plataformas de debate coletivo e integração de práticas educacionais. Essas reuniões têm como objetivo:


Alinhamento às Diretrizes Nacionais

A regulamentação atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996 – e à atualização promovida pela Lei nº 14.644/2023, que reforça a obrigatoriedade dos Conselhos Escolares como pilares fundamentais na gestão educacional.

Com isso, a Rede Municipal de Ensino de Hortolândia substitui a antiga Lei nº 1.648/2006 por uma nova estrutura normativa, reduzindo o número de membros nos Conselhos para garantir agilidade e eficácia nas decisões.


Benefícios Esperados

A implementação do Projeto de Lei 188/2024 trará impactos positivos para a comunidade escolar, incluindo:


Compromisso com uma Educação de Qualidade

Com a aprovação do Projeto de Lei 188/2024, Hortolândia reafirma sua dedicação a uma educação inclusiva e democrática, promovendo um ambiente escolar transparente e participativo. A iniciativa promete transformar a gestão das escolas municipais, fortalecendo a parceria entre a comunidade e o poder público.

Sair da versão mobile