Hortolândia inicia paisagismo de novo parque no Jardim Amanda

paisagismo

As equipes da Prefeitura de Hortolândia deram início à etapa de paisagismo do futuro parque socioambiental em construção no Jardim Amanda. Os trabalhos estão concentrados no trecho que se estende da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro até a Escola de Artes “Augusto Boal”.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, quem circula pela região já pode observar o plantio de quase três mil metros quadrados de grama, a construção de dois pergolados com aproximadamente 14 metros de altura e o plantio de espécies como Palmeiras e Jabuticabeiras. “Será um serviço de paisagismo e jardinagem completo na área. Ainda acontecerão outras etapas conforme o avanço das obras”, explicou o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Reginaldo Pinto.

O futuro parque, que ocupará uma vasta área de 385.000 m² na região das duas lagoas do Jardim Amanda, promete ser um grande espaço de lazer para a comunidade. Entre os equipamentos que comporão o local estão pista de caminhada, academia ao ar livre para a terceira idade, playgrounds, espaços de convívio e bicicletários. O projeto também inclui a reforma das quadras e do campo de futebol já existentes, que ganhará um novo vestiário. Para melhorar a mobilidade, o parque contará com uma estação de transferência de ônibus municipal.

Além do paisagismo, outras intervenções estão em andamento para estruturar a área. Está sendo realizada a canalização aberta de um córrego de cerca de 500 metros de extensão próximo à EMEF Tarsila do Amaral. Outra obra importante prevista é a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, medida destinada a prevenir possíveis inundações na rua Benjamin Constant, localizada nas proximidades.

A ordem de serviço para a construção do parque foi dada em agosto do ano passado, e a obra é uma das principais do novo Programa de Investimentos Consolidados (PIC), anunciado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes em dezembro de 2023. Financiada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), a prefeitura planeja inaugurar a primeira parte do equipamento já no próximo mês de dezembro, entregando à população um novo e significativo espaço de convivência e recreação.

Sair da versão mobile