O município de Hortolândia foi selecionado como uma das 739 experiências inspiradoras em Educação Integral e em Tempo Integral no Brasil, de acordo com o resultado final do Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28/07) no site oficial do MEC.
A cidade se destacou com o projeto “Os Complementos Educacionais e o Programa de Fortalecimento Educacional na Educação Integral e em Tempo Integral: fortalecendo aprendizagens e integrando saberes”, inserido dentro da política pública do Projeto de Educação Integral da Prefeitura de Hortolândia.
Reconhecimento no Eixo 5: Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica
Hortolândia foi reconhecida no Eixo 5 – Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica, e fará parte do Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras, que será lançado em outubro pelo MEC. Além disso, o município foi convidado a apresentar sua prática na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro, na UFMG, em Belo Horizonte.
Educação Integral e em Tempo Integral: o que significa?
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a proposta de Educação Integral adotada pela cidade está estruturada no Currículo Municipal Integra Saberes, em vigor desde 2021. Hoje, 19 das 28 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal adotam a jornada em tempo integral, atendendo 4.092 crianças.
- Educação Integral refere-se à formação humana completa, indo além dos conteúdos cognitivos e incluindo aspectos emocionais, sociais, culturais e físicos.
- Tempo Integral diz respeito à estrutura escolar, com o aluno permanecendo mais tempo na unidade de ensino.
🔍 Os pilares da experiência reconhecida
Entre os diferenciais pedagógicos da rede de Hortolândia, destacam-se:
- Cinco Complementos Educacionais:
- Artes Corporais
- Artes Integradas
- Musicalização
- Convivência e Afetos
- Orientação de Estudos
- PFCA – Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem
- Formação continuada dos profissionais da educação, com diretrizes específicas para a atuação no tempo integral
Uma escola viva e transformadora
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, comemorou a conquista:
“Esse resultado reflete o trabalho coletivo de educadores comprometidos com a formação integral das nossas crianças. A experiência mostra que é possível construir uma educação pública que respeita os tempos e modos de aprender.”
Segundo ele, o reconhecimento nacional é motivo de orgulho para toda a rede municipal de ensino e fortalece a convicção de que a Educação Integral transforma o futuro.
