Hortolândia registrou, nesta segunda-feira (11), mais uma morte provocada pela dengue. A vítima é uma mulher de 40 anos que possuía comorbidades. Com este novo caso, o município soma sete óbitos e 6.780 diagnósticos confirmados da doença neste ano.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a situação segue alarmante. Americana lidera com 29 mortes, seguida por Santa Bárbara d’Oeste (25), Indaiatuba (23), Campinas (21) e Sumaré (15).
Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realiza nesta semana busca ativa nos bairros Jardim Nova Europa e Vila Real. A ação, feita semanalmente, ocorre em áreas com casos positivos recentes.
Mesmo durante o inverno, o mosquito permanece ativo durante o dia, aproveitando os períodos mais quentes. A orientação da Prefeitura é que a população mantenha cuidados preventivos, como eliminar recipientes com água parada e vedar caixas-d’água.
A vacinação contra a dengue foi retomada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) após a chegada de um novo lote enviado pelo governo do Estado no fim de julho. Antes disso, o município estava sem receber doses desde junho.
