O secretário estadual de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, garantiu ao prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, que a autorização para as obras de drenagem sob a Rodovia SP-101, na altura dos bairros Jardim Nossa Senhora de Lourdes e Jardim Ricardo, será emitida ainda nesta semana.
Obras de drenagem em Hortolândia
A intervenção, que deve começar no primeiro semestre, visa solucionar o problema histórico de alagamentos que, em novembro de 2025, causou a morte da psicóloga Joycelene Pacheco, de 26 anos, que se afogou ao tentar atravessar uma área inundada de carro.
A promessa foi dada durante reunião em São Paulo na última segunda-feira (19), que contou também com a presença dos deputados estaduais Ana Perugini (PT) e Dirceu Dalben (Cidadania). Segundo Benini, a autorização depende do envio de um documento pela ARTESP para permitir a alteração contratual com a concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela execução. O DER-SP também é parte do processo.
A nova galeria de águas pluviais, com diâmetro maior, passará sob a SP-101 e a linha férrea, aumentando a capacidade de escoamento de 5 m³/s para pelo menos 25 m³/s. A obra, com custo estimado em R$ 15 milhões, é respaldada por uma decisão judicial de 2019 que obriga o DER-SP a realizar a substituição das tubulações. A deputada Ana Perugini afirmou que acompanha diariamente os trâmites para que a obra comece em março.