Guarda Municipal de Hortolândia passa por treinamento especializado do SAMU em primeiros socorros

Guarda Municipal de Hortolândia

Um treinamento especializado em primeiros socorros está capacitando os 33 novos agentes da Guarda Municipal de Hortolândia para o adequado enfrentamento de situações de emergência. Ministrado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o curso integra a formação dos aprovados no concurso público municipal 02/2023, que devem iniciar suas atividades em outubro.

A capacitação abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos, com ênfase nos princípios básicos de avaliação de cena, medidas de segurança e acionamento do serviço de emergência. Além disso, inclui módulos sobre a legislação aplicável, ética profissional e responsabilidades do guarda municipal em situações que exigem atendimento emergencial.

Entre as técnicas ensinadas destacam-se:

O coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, ressalta a importância da capacitação: “Os guardas frequentemente são os primeiros a chegar em ocorrências envolvendo acidentes, violência ou emergências médicas. Este treinamento possibilita que prestem os primeiros cuidados de forma segura e eficaz até a chegada do socorro especializado”.

Reforço na segurança

A formação desses novos agentes integra um conjunto mais amplo de ações de segurança implementadas pela Prefeitura, que incluem a instalação de 15 totens inteligentes com câmeras 360° e botão de pânico, e a futura aquisição de seis motos para patrulhamento e 96 totens com tecnologia de inteligência artificial.

Novas oportunidades na Guarda Municipal de Hortolândia

A Administração Municipal já deu início a um novo processo seletivo para a Guarda Municipal, com 40 vagas disponíveis para guardas de 4ª Classe. O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município na quarta-feira (20/08).

Sair da versão mobile