Hortolândia avança com a construção do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda

futuro parque socioambiental no Jardim Amanda

Hortolândia segue em ritmo acelerado com as obras do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda, que, quando concluído, será a maior área de lazer do município. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura deu continuidade à implantação da rede subterrânea de drenagem pluvial, uma das etapas fundamentais do projeto.

De acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos estão concentrados no trecho final de um córrego, próximo à esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Cruz de Souza. Esse córrego passa pelas duas lagoas existentes na área onde o parque está sendo construído.

Paralelamente, a empresa responsável pela obra segue com outras frentes de trabalho. Entre elas, destaca-se a colocação de piso intertravado na área de estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Amanda. Outra ação em andamento é a limpeza de uma área próxima à EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). O serviço consiste na remoção de árvores leucenas, uma espécie arbórea invasora. Além disso, a empresa continua com a implantação de calçadas em diversos pontos do parque.

Andamento da Obra

A Secretaria de Obras informa que já foram concluídas as ciclovias e parte das calçadas do parque. Também foi implantado parte do piso intertravado na área de convívio, que será um dos espaços centrais do local. Atualmente, a obra está com 10% de execução.

Estrutura do Futuro Parque Socioambiental no Jardim Amanda

O futuro parque socioambiental terá uma área de 90.000 m², localizado no Jardim Amanda, onde já existem duas lagoas. Entre os atrativos que serão oferecidos à população estão:

Além disso, estão previstas reformas nas quadras e no campo de futebol existentes, que também receberá um novo vestiário. Para melhorar a mobilidade e o deslocamento dos moradores, a Secretaria de Mobilidade Urbana planeja a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal dentro do parque.

A previsão é que parte do parque seja entregue em maio deste ano, em comemoração ao aniversário de emancipação de Hortolândia.

Outras Melhorias

Outras intervenções importantes incluem a canalização aberta de um córrego de aproximadamente 450 metros, próximo à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Também está prevista a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, para prevenir inundações na rua Benjamin Constant, localizada nas proximidades.

Investimentos e Parcerias

A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço para o início das obras em agosto do ano passado. O parque socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais ações do novo PIC (Plano de Investimentos e Contratações), anunciado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes em dezembro de 2023, durante visita à área onde o parque está sendo construído. A obra é financiada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

Com essa iniciativa, Hortolândia avança na oferta de infraestrutura de qualidade e na promoção de um espaço sustentável e de convívio para toda a comunidade.

Sair da versão mobile