Publicidade
Nossa Cidade

Hortolândia avança com a construção do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda

Hortolândia segue em ritmo acelerado com as obras do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda, que, quando concluído, será a maior área de lazer do município. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura deu continuidade à implantação da rede subterrânea de drenagem pluvial, uma das etapas fundamentais do projeto.

De acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos estão concentrados no trecho final de um córrego, próximo à esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Cruz de Souza. Esse córrego passa pelas duas lagoas existentes na área onde o parque está sendo construído.

Paralelamente, a empresa responsável pela obra segue com outras frentes de trabalho. Entre elas, destaca-se a colocação de piso intertravado na área de estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Amanda. Outra ação em andamento é a limpeza de uma área próxima à EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). O serviço consiste na remoção de árvores leucenas, uma espécie arbórea invasora. Além disso, a empresa continua com a implantação de calçadas em diversos pontos do parque.

Andamento da Obra

A Secretaria de Obras informa que já foram concluídas as ciclovias e parte das calçadas do parque. Também foi implantado parte do piso intertravado na área de convívio, que será um dos espaços centrais do local. Atualmente, a obra está com 10% de execução.

Estrutura do Futuro Parque Socioambiental no Jardim Amanda

O futuro parque socioambiental terá uma área de 90.000 m², localizado no Jardim Amanda, onde já existem duas lagoas. Entre os atrativos que serão oferecidos à população estão:

  • Pista de caminhada;
  • Academia ao ar livre para a terceira idade;
  • Playgrounds;
  • Espaços de convívio;
  • Bicicletários.

Além disso, estão previstas reformas nas quadras e no campo de futebol existentes, que também receberá um novo vestiário. Para melhorar a mobilidade e o deslocamento dos moradores, a Secretaria de Mobilidade Urbana planeja a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal dentro do parque.

A previsão é que parte do parque seja entregue em maio deste ano, em comemoração ao aniversário de emancipação de Hortolândia.

Outras Melhorias

Outras intervenções importantes incluem a canalização aberta de um córrego de aproximadamente 450 metros, próximo à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Também está prevista a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, para prevenir inundações na rua Benjamin Constant, localizada nas proximidades.

Investimentos e Parcerias

A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço para o início das obras em agosto do ano passado. O parque socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais ações do novo PIC (Plano de Investimentos e Contratações), anunciado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes em dezembro de 2023, durante visita à área onde o parque está sendo construído. A obra é financiada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

Com essa iniciativa, Hortolândia avança na oferta de infraestrutura de qualidade e na promoção de um espaço sustentável e de convívio para toda a comunidade.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...