Nesta sexta-feira (12), às 9h, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia inaugura sua segunda unidade, localizada na Rua Alda Lourenço, 353, no Remanso Campineiro. O espaço, situado a aproximadamente 350 metros da sede original (Rua José Athanazio Bueno, 260, Jd. Santana), foi totalmente reformado para centralizar as atividades do programa “Farmácia Solidária”, que recebe doações e distribui medicamentos gratuitamente mediante prescrição médica.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros, a expansão tornou-se necessária devido ao crescimento significativo dos serviços oferecidos pela instituição. “A sede atual está pequena para todos os projetos. Sonhamos com uma sede própria, mas, até lá, vamos funcionar em dois espaços. A nova unidade abrigará a Farmácia Solidária, dando mais visibilidade ao trabalho e permitindo atendimento de maior qualidade às famílias”, explicou.
Criado em 2023, o programa “Farmácia Solidária” beneficia principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, fornecendo medicamentos não disponíveis no SUS. Com mensalmente entre 450 e 500 dispensações, o novo espaço – maior e com salas específicas para triagem e dispensação – visa ampliar e aprimorar o atendimento.
Além da farmácia, a Unidade II contará com duas salas de aula e recepção para capacitações profissionais. Até então, os cursos gratuitos do FunSol eram realizados em espaços cedidos por parceiros. Ambas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, reforçando o compromisso da instituição com a geração de renda e inclusão social.
