Frente fria avança e traz chuva, ventos fortes e queda brusca de temperatura

chuva

A semana começou com tempo instável e ventos intensos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Nesta segunda-feira (28), as chuvas e rajadas de vento marcaram o início do dia, com registros de ventos de até 68 km/h. Segundo a previsão, o tempo fechado deve persistir até o fim da manhã, com chuvas mais fracas ao longo da tarde e noite.

Ciclone extratropical e frente fria mudam o clima na região

A mudança no tempo foi provocada pela passagem de uma frente fria, associada à presença de um ciclone extratropical que atua sobre o Sul do país. O sistema frontal trouxe nuvens carregadas, instabilidade e rajadas de vento, impactando especialmente o interior paulista.

As temperaturas máximas nesta segunda-feira devem atingir até 26°C, mas com a entrada da massa de ar frio, a tendência é de queda acentuada até o fim do dia, quando os termômetros podem marcar 15°C.


Terça e quarta-feira terão clima frio e seco

A partir de terça-feira (29), a instabilidade dá lugar a uma massa de ar mais frio e seco, que provoca queda nas temperaturas e tempo firme até pelo menos a quarta-feira (30).

Apesar do clima mais ameno e seco, a baixa umidade do ar exige atenção para cuidados com a saúde, como hidratação constante, uso de umidificadores e evitar exercícios físicos nas horas mais secas do dia.


Recomendações da Defesa Civil:

Sair da versão mobile