Os investimentos da Microsoft em Hortolândia estão gerando melhorias diretas na infraestrutura urbana da cidade. A empresa, que constrói dois datacenters no município, é responsável pela duplicação e recape de um trecho de 1,2 km da Estrada Pedrina Guilherme, entre o Pesqueiro do Chico e a passagem sob a Rodovia dos Bandeirantes, além de ter duplicado os 740 metros finais da via como contrapartida.
De acordo com a Secretaria de Obras, assim que a Microsoft concluir a expansão de suas redes no local, a Prefeitura dará continuidade aos serviços, realizando o recape de mais 1,1 km – desde o Jardim Firenze até o Pesqueiro do Chico. No total, cerca de 2,3 km da estrada terão o pavimento renovado, melhorando o deslocamento entre os bairros da Taquara Branca e regiões adjacentes.
Os dois datacenters da Microsoft tiveram as obras iniciadas em janeiro de 2024 e devem ser concluídos ainda este ano. A implantação consolida Hortolândia como um polo de infraestrutura digital e tecnológica, com potencial para atrair novas empresas e ampliar o ecossistema de inovação na região. Recentemente, o prefeito Zezé Gomes visitou o canteiro de obras de uma das unidades, nas Chácaras Recreio Alvorada, onde a empresa já finalizou as intervenções viárias.
Além de gerar empregos e renda, os investimentos privados têm se somado às obras públicas para promover o desenvolvimento urbano integrado da cidade, reforçando a malha viária e facilitando o acesso entre diferentes regiões.
