A Prefeitura de Hortolândia está avançando com o Projeto de Controle de Leucenas, substituindo essas árvores exóticas e invasoras por espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel.
Neste final de semana, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos retornaram ao local para remover leucenas próximas às quadras esportivas, em uma ação autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente que continuará por mais dois fins de semana.
De acordo com a bióloga Niara Brambila, do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, o processo é meticuloso: “Fazemos a retirada completa das plantas e, em seguida, a gestão dos resíduos, para evitar que ela rebrote.
Depois, vem o replantio com espécies nativas, que ajudam a trazer de volta a biodiversidade e proteger as nascentes”. A especialista reforça que a leucena é uma espécie invasora que cresce rapidamente e acaba tomando o espaço das árvores nativas.
Substituição de árvores invasoras por espécies nativas da Mata Atlântica
O projeto tem base legal na Lei Municipal nº 4.035/2022, que proíbe o plantio de leucenas e prevê multa por muda, e no Decreto Municipal nº 5.175/2023, que institui o Plano Piloto de Controle da espécie.
Após a remoção completa das invasoras, o Parque Lago da Fé receberá mudas de espécies nativas como Mutamba, Mirindiba rosa, Sangra d’água, Guapuruvu, Sibipiruna, Aroeira pimenteira, Amendoim bravo, Jequitibá e Ipê roxo, entre outras, restaurando ecologicalmente a área.
