5ª Turma do Curso de Especialização “Escola Outra” tem início nesta segunda-feira (02/12)

escola outra

A Prefeitura de Hortolândia dá início às atividades da 5ª Turma do Curso de Especialização “Escola Outra: os saberes que transformam a escola e a vida”, nesta segunda-feira (02/12), às 19h.

A aula inaugural contará com a palestra “Assembleias de Classe como estratégia de democratização das escolas”, apresentada pela Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa e pelo Prof. Me. Tiago Luiz de Araújo.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube.

Parceria com a UFSCar e ampliação regional

O curso resulta de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Hortolândia e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A parceria, agora ampliada, envolve também prefeituras de São Carlos, Santa Bárbara d’Oeste, Descalvado, Monte Mor, Limeira e Porto Feliz, reforçando o compromisso com a formação continuada de educadores em toda a região.

Com o apoio de professores e tutores experientes de edições anteriores, a especialização fortalece redes de ensino e investe em políticas públicas de qualificação docente e profissional.

Sob a coordenação do Professor Doutor Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, o curso aborda as relações entre saberes e instituições, guiando os participantes na elaboração de projetos de intervenção educacional.

Uma trajetória de impacto na educação

Desde sua criação, o curso já formou cerca de 300 profissionais em suas quatro primeiras edições. Nesta quinta edição, conta com 152 participantes, elevando o total para mais de 400 educadores impactados. Entre os novos inscritos:

Os participantes incluem gestores, professores e colaboradores administrativos de escolas e programas como o Programa Bolsa Creche (PBC) e a OSC Maria do Carmo, reafirmando o papel da formação continuada no aprimoramento educacional.

Depoimento sobre o curso ‘Escola Outra’

Para Aparecido Donizete Chagas de Faria, diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, o curso representa muito mais que um programa de especialização:

“As parcerias entre o poder público e a universidade transcendem um simples documento. Elas são um compromisso político-pedagógico, social, ético e afetivo com a educação integral, considerando os saberes do território. Essa formação tem relevância imensa, pois articula saberes essenciais à prática educativa.”

Palestrantes convidados

Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa

Prof. Me. Tiago Luiz de Araújo

A aula inaugural marca mais um passo no fortalecimento da educação e no desenvolvimento de profissionais comprometidos com a transformação das escolas e das vidas que nelas convivem.

Sair da versão mobile