Campanha “Emplaca Hortolândia” é prorrogada até março de 2026; veja como pedir reembolso

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A Prefeitura de Hortolândia prorrogou até 31 de março de 2026 a campanha “Emplaca Hortolândia”, que oferece reembolso (cashback) a proprietários que fizerem o licenciamento ou transferirem a placa de seus veículos para o município. Inicialmente com término previsto para 31 de dezembro de 2025, a iniciativa foi estendida por meio de lei complementar sancionada e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9).

O programa, regulamentado pela Lei Complementar 136/23, devolve valores entre R$ 340,00 e R$ 748,00 referentes às despesas de licenciamento ou transferência. O objetivo é incentivar a migração de veículos para a cidade, aumentando a arrecadação municipal com a cota de 50% do IPVA que os municípios recebem do estado.

Como funciona o reembolso

O valor do cashback varia de acordo com o valor venal do veículo:

Quem pode participar do “Emplaca Hortolândia”

Pessoas físicas e jurídicas de direito privado com domicílio em Hortolândia, desde que o veículo tenha até 10 anos de fabricação e não seja usado para transporte remunerado de passageiros ou cargas. Proprietários que já transferiram o veículo em 2025 e pagarão o IPVA 2026 em Hortolândia também podem solicitar o benefício.

Exceções (NÃO têm direito):

Como solicitar:

  1. Acesse o Portal “Fácil Hortolândia” (facil.hortolandia.sp.gov.br).
  2. Clique em “Solicitação de Processos” → “Novo Processo”.
  3. Selecione a categoria “Ressarcimento”.
  4. Preencha o requerimento com os documentos que comprovem a propriedade do veículo, a transferência/licenciamento em Hortolândia e o pagamento integral do IPVA com a nova placa.

Segundo a Secretaria de Finanças, a campanha não gera custos ao município, pois o aumento na arrecadação do IPVA repassado pelo estado supera o valor dos reembolsos. Até o envio do projeto à Câmara, haviam sido recebidos 246 pedidos de um potencial estimado de 57.193 veículos passíveis de transferência.

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