EJA em Hortolândia oferece educação básica e cursos técnicos gratuitos para 2025

EJA

Já estão abertas as inscrições para ingresso na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no primeiro semestre de 2025. A modalidade de ensino é oferecida gratuitamente em quatro escolas polos da Prefeitura em Hortolândia.

Há mais de 500 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link (abre.ai/matriculaeja) e aguardar o contato de algum responsável da escola para a matrícula. Outra opção é ir até uma das escolas polo (veja abaixo), de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia promove uma oportunidade única para jovens e adultos que desejam retomar os estudos e obter qualificação profissional. Através da EJA (Educação de Jovens e Adultos), é possível concluir gratuitamente a Educação Básica e, além disso, acessar cursos técnicos profissionalizantes. Atualmente, 77 alunos já são beneficiados pelo projeto, que foi viabilizado pelo Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o Instituto Federal São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia, em março de 2022.

Os alunos do 6º ano podem optar pelos cursos de “Auxiliar em Usinagem Industrial – Tornearia” ou “Auxiliar de Inspetor de Qualidade”, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. Com 200 horas de duração, os cursos são divididos em quatro módulos e oferecem certificação técnica. As aulas acontecerão no campus do IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro. Já para os estudantes da EJA I (1º ao 5º ano), a formação disponível é no curso de qualificação em panificação, com carga horária de 100 horas. Os participantes terão direito a bolsa de estudos, transporte, uniforme e alimentação.

Essa iniciativa faz parte do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e busca integrar a formação acadêmica com a qualificação profissional, preparando os estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para desafios pessoais e sociais.

Documentos necessários para matrícula:

Escolas polo que oferecem a EJA em Hortolândia:

Sair da versão mobile