A Prefeitura de Hortolândia promove nesta quinta-feira (30), às 19h, a cerimônia de premiação dos coletivos, entidades e grupos culturais contemplados pelo edital federal Cultura Viva.
O evento será realizado no Teatro Elizabeth Keller de Matos, localizado na Unidade Cultural Arlindo Zadi, na Rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.
Premiação e detalhes
Ao todo, 20 grupos e coletivos foram contemplados. Treze deles, que não possuem CNPJ, receberão R$ 15.000,00 cada, enquanto os sete com CNPJ serão premiados com R$ 27.627,00 cada. A lista completa dos premiados foi publicada na edição Nº 2.355 do Diário Oficial Eletrônico, em 16 de janeiro.
O edital, lançado em outubro do ano passado, visa reconhecer e valorizar iniciativas que democratizam o acesso à cultura por meio de atividades artísticas no município.
Eliane Silva, chefe do setor de captação de recursos da Secretaria de Cultura, destaca que os recursos poderão ser utilizados livremente pelos premiados, como para aquisição de materiais, pagamento de funcionários, reformas de espaços ou custeio de atividades.
Integração e rede de cultura
A cerimônia contará com apresentações dos 20 grupos premiados, cada um recebendo um troféu simbólico. Antes do evento, às 18h, haverá um coffee break para acolhimento e integração entre os contemplados. A programação inclui ainda uma apresentação de alunos do curso de teatro inclusivo da APAE de Hortolândia.
A Secretaria de Cultura reforça que o objetivo do encontro é fomentar a criação de uma rede de Pontos e Pontões de Cultura na cidade, promovendo maior interação entre os grupos premiados. Além da premiação em dinheiro, os contemplados receberão um certificado oficial do Ministério da Cultura.
Para quem não foi contemplado
Grupos que não foram selecionados no edital podem solicitar a certificação de Ponto ou Pontão de Cultura pelo site oficial do Cultura Viva. Nesse caso, o reconhecimento não inclui premiação financeira.
Sobre o programa Cultura Viva
Criado em 2004 pelo governo federal, o programa Cultura Viva se tornou uma política pública em 2014, denominada Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Em 2022, passou a integrar a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), uma iniciativa criada para socorrer o setor cultural durante a pandemia.
A cerimônia marca mais um passo para o fortalecimento da cultura em Hortolândia, promovendo a valorização de iniciativas que levam arte e conhecimento à população.
