Hoje (03), foi inaugurada a nova sala de gerenciamento de crise para eventos climáticos. O espaço, que funcionará como sede do COE (Centro de Operação de Emergência) da Defesa Civil Municipal, está instalado no Gabinete do Prefeito e foi apresentado durante o “Simulado de Evento Severo na Região Metropolitana de Campinas”, exercício integrado que envolveu diferentes órgãos públicos.
A ativação do COE acompanha a chegada do novo Radar Meteorológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), equipamento adquirido pela Agemcamp e pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC. Instalado na Unicamp, o radar faz parte do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e tem capacidade para identificar tempestades severas, permitindo a emissão de alertas via sistema Cell Broadcasting, diretamente aos celulares de moradores em áreas de risco nos 20 municípios da região.
Mais detalhes sobre a sala de gerenciamento de crise para eventos climáticos
Durante o simulado, representantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Hortolândia acompanharam, de forma remota, as etapas do treinamento a partir do COE localizado na Ala Norte do Paço Municipal, no Jardim Metropolitan.
As equipes foram orientadas sobre o funcionamento do sistema e informadas de que as credenciais de acesso ao radar serão enviadas diretamente ao Gabinete do Prefeito, garantindo operação ágil e coordenada em situações de emergência.
