CPFL emite nota sobre apagão no centro de Hortolândia

Apagão

Um apagão em Hortolândia atingiu a região central da cidade na noite desta quarta-feira (15), por volta das 19h, e deixou comércios e vias públicas às escuras. O incidente interrompeu temporariamente o funcionamento de diversos estabelecimentos de serviço noturno.

De acordo com comerciantes locais, as luzes das ruas e de estabelecimentos se apagaram de forma repentina, comprometendo o atendimento ao público. O Shopping Hortolândia também foi afetado e operou apenas com iluminação básica de emergência. A praça de alimentação ficou totalmente sem atendimento durante o período do apagão.

A academia localizada dentro do shopping precisou dispensar seus alunos, já que o local ficou completamente no escuro. “Primeiro deu um ‘pisca’ que durou uns 3 segundo, mas a energia voltou. Depois de cerca de 10 minutos, a energia caiu de vez e tivemos que parar as atividades por segurança”, relatou um aluno.

Por volta das 19h30, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido gradualmente, e os estabelecimentos retomaram o atendimento.

Nota da CPFL

A CPFL Paulista informa que registrou na noite de ontem, 15, interrupção pontual de energia no trecho mencionado, em Hortolândia, em razão da interferência de uma pipa na rede elétrica da distribuidora. Equipes atuaram de imediato e o fornecimento foi rapidamente normalizado.

A concessionária alerta para os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica, pois o artefato pode se enroscar nos fios, provocando interrupção no fornecimento e afetando serviços essenciais, como centros de saúde e hospitais, além de colocar em perigo a vida de quem tentar removê-lo. A orientação nesses casos é entrar em contato com o serviço emergencial da CPFL Paulista, pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).  

De janeiro a maio de 2025, somente na região de Campinas, 599 interrupções de energia foram provocadas pela interferência de pipas na rede. No mesmo período do ano passado foram registradas 382 ocorrências.

Riscos e cuidados ao soltar pipas estão entre os temas abordados pela campanha permanente Guardião da Vida do Grupo CPFL Energia. Mais informações no https://guardiaodavida.com.br/

Sair da versão mobile