Hortolândia faz nova contagem de larvas de Aedes aegypti

Hortolândia faz nova contagem de larvas de Aedes aegypti

Hortolândia faz nova contagem de larvas de Aedes aegypti

Hortolândia segue intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya com a realização da contagem de larvas de Aedes aegypti por meio da Análise de Densidade Larvária (ADL).

Como é feita a contagem de larvas de Aedes aegypti?

A contagem de larvas de Aedes aegypti é realizada três vezes ao ano — nos meses de janeiro, julho e outubro — e ganha ainda mais relevância durante o verão. O período é marcado por altas temperaturas e chuvas frequentes, condições ideais para a proliferação do inseto e, consequentemente, para o aumento dos casos de dengue no município.

De acordo com a UVZ, a ADL funciona como um importante indicador da situação epidemiológica da cidade. Os dados obtidos definem novas estratégias ou reforço das ações já existentes de enfrentamento e prevenção das arboviroses.

O veterinário da unidade, Evandro Alves Cardoso, alerta que os agentes têm encontrado uma quantidade elevada de larvas nos imóveis, o que indica falhas na eliminação de criadouros por parte da população.

A orientação principal para evitar a proliferação do mosquito é eliminar qualquer foco de água parada, como em garrafas PET, baldes, embalagens plásticas, tanques e tonéis. Diante da importância da contagem de larvas de Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia reforça o pedido para que os moradores permitam a entrada dos agentes de saúde, que atuam devidamente identificados. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Sair da versão mobile