A Prefeitura de Hortolândia deu início ao programa “Consultório na Rua”, uma iniciativa do Ministério da Saúde que levará atendimento médico e assistência social direto para pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade. O veículo que será utilizado no programa foi apresentado nesta quinta-feira (11) em cerimônia com a presença do prefeito Zezé Gomes e das secretarias de Saúde e Inclusão Social.
O programa, que começa a operar na próxima terça-feira (16), inicialmente na Casa de Passagem, tem como objetivo criar vínculos e oferecer atendimento de saúde básica e acolhimento para os cerca de 140 moradores em situação de rua mapeados pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Equipe multidisciplinar e atendimento do “Consultório na Rua”
A ação contará com uma equipe formada por médico, enfermeiro, dentista, técnico de saúde bucal, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem. Os profissionais atuarão duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), realizando atendimentos no veículo adaptado e, quando necessário, encaminhando casos de maior complexidade para a rede municipal de saúde.
“É um serviço que levará saúde diretamente aos moradores em situação de rua. Profissionais que estarão nas ruas, olhando nos olhos, ouvindo, acolhendo e oferecendo dignidade”, destacou o prefeito Zezé Gomes.
Integração com a rede de assistência
O programa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Inclusão e Desenvolvimento Social. Além da Casa de Passagem, a Prefeitura conta com outras duas unidades especializadas no acolhimento dessa população: o Centro POP (Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e o Abrigo Institucional. O “Consultório na Rua” busca facilitar o acesso dessa população aos serviços públicos e construir caminhos para uma vida mais digna.
