Nossa Cidade

Com auxílio da tecnologia, Prefeitura orienta professores sobre riscos de jogo que incentiva suicídio

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia elaborou vídeo de orientação, enviado a profissionais da rede municipal por meio de grupos de WhatsApp

Sensível às preocupações geradas pelo desafio da Baleia Azul, jogo na internet que incentiva a prática de automutilação e suicídio entre os jovens, a Prefeitura de Hortolândia elaborou um vídeo de orientação aos 2.300 profissionais da rede municipal. A iniciativa, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, inova pelo uso de tecnologia para alertar sobre os riscos da própria tecnologia.

Anuncio


O vídeo informativo “Precisamos falar sobre a Baleia Azul”, de cerca de três minutos, foi enviado, nesta quinta-feira (20/04), por meio do aplicativo WhatsApp, aos 58 diretores escolares, que os reencaminharam aos professores, educadores, coordenadores pedagógicos, supervisores e demais profissionais que integram as escolas municipais.

O vídeo conta com a participação do secretário Fernando Moraes, que fala sobre os desafios propostos pelo jogo, e também do psicólogo Ederson de Faria, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que orienta pais e educadores como reconhecer sinais de sofrimento psicológico, como a depressão, e o que fazer quando há suspeita de adesão ao jogo.

“O desafio é nosso. Esta não é uma brincadeira, mas um crime que, em razão da tecnologia, assume proporções alarmantes. Precisamos estar atentos para reconhecer e à disposição para ajudar, encaminhar para especialistas crianças e jovens que precisem de ajuda“, afirma o secretário Fernando Moraes.

De acordo com o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, responsável pelo vídeo, esta é a primeira experiência educomunicativa da nova gestão. “Temos que nos atualizar com relação aos meios de comunicação e usar esta tecnologia para promover o diálogo”, explica.

Confira alguns sinais de que a criança ou o jovem podem estar em risco:

  • isolamento social

  • mudança brusca de comportamento

  • desinteresse pela escola

  • desinteresse pelas atividades rotineiras

  • uso de blusa de manga comprida mesmo em dias de calor (para encobrir marcas de corte)

  • mudança repentina

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo