Connect with us

Nossa Cidade

Centro de Memória de Hortolândia pode tornar-se museu em breve

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 135

Agentes estaduais colheram informações e imagens para atualização de dados do espaço durante visita na sexta-feira (21/10)

O Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, pode se tornar um museu em breve. Para isso, o espaço recebeu a visita do SISEM (Sistema Estadual de Museus), vinculado ao governo do Estado, na sexta-feira (21/10). As agentes estaduais foram recebidas pelo secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, e pela equipe do centro. 

Anuncio


A visita integra o trabalho de avaliação e atualização de cadastro realizado pelo órgão estadual. As agentes técnicas Ana Carolina Xavier Ávila, do SISEM, e Carolina Rocha Teixeira, da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), organização social parceira do governo estadual, colheram informações e registraram imagens do espaço. A partir dos dados obtidos, será feito um relatório com indicações de adequações e critérios para que o Centro de Memória busque atingir padrões internacionais de preservação e exposição do acervo. A visita faz parte do Mapeamento Estadual de Museus, Centro de Memórias e Casas de Cultura do SISEM.

De acordo com a Secretaria de Cultura, ao estar cadastrado no SISEM, o Centro de Memória está apto a receber orientação técnica gratuita para melhorar e adequar cuidados com a manutenção do acervo e tratamento técnico de dados. O trabalho de orientação inclui, ainda, capacitação para a equipe que atua no espaço. 

Advertisement

Com o cadastro no SISEM, o Centro de Memória também dá mais um importante passo para se tornar, em breve, o primeiro museu do município. Ao atingir esse status, o centro poderá receber recursos e apoios institucionais do poder público e da iniciativa privada para consolidação e ampliação de suas atividades e projetos.

“Acompanhamos essa importante visita, e entendemos que é um passo importante para garantir a relevância que Hortolândia merece na preservação da memória do município. Queremos ser reconhecidos como uma cidade que respeita e resguarda a história do seu povo para as gerações do presente e do futuro”, destaca o secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros. 

Antiga Estação Jacuba

O Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Júnior fica na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O espaço funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 16h. O local também abre no último fim de semana de cada mês para visitação. 

O centro é uma viagem no tempo que o público pode conhecer a história do município. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história da cidade, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.

Advertisement

Exposição sobre Mestre Chiquinho

Atualmente, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, morador ilustre da cidade. 

A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Durante a visita ao centro, que fica ao lado da via férrea, o público poderá ainda ter a sorte de ver o trem passar. Por motivo de segurança, o centro reforça a orientação para os visitantes que queiram tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem para que permaneçam na área externa cercada com grade. 

Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte. Outra atração verde do centro é o exemplar de uma espécie arbórea popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio. A espécie, originária de Madagascar, tem principal característica a copa em forma de leque. Suas folhas são grandes, parecidas com as da bananeira. Em razão disso, a planta acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu o nome popular.

Advertisement

Fonte: Prefeitura

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Avatar de Redação

Published

on

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Hoje sexta-feira (23), foi encerrado o processo de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes em todas as escolas municipais de Hortolândia. Visitando dez unidades ao longo da semana, o prefeito marcou o encerramento desse ciclo de eventos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide, onde anunciou a abertura de seis novas escolas vinculadas à rede pública.

Durante as visitas, Zezé Gomes, prefeito de Hortolândia, enfatizou que a entrega dos kits beneficia diretamente cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Anuncio


Em uma das visitas, realizada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camillo, no Jardim Terras de Santo Antonio, o prefeito ressaltou o local de produção dos uniformes, que acontece próximo à comunidade. Ele destacou que a confecção dos uniformes é realizada por mulheres da região, que participam do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação) e do curso Costura & Moda do Centro de Qualificação Profissional (CQP II).

novas creches
Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Mais detalhes sobre as duas novas creches da cidade

Aqui, na região do Jardim Adelaide, Terras Santo Antonio, vamos ter mais uma escola do Governo Federal, com previsão de começo da obra ainda neste ano”, afirmou Zezé Gomes.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Novos equipamentos de raios X nas UPAs e no Hospital Municipal de Hortolândia

Avatar de Redação

Published

on

Novos equipamentos de raios X

Hortolândia recebeu a instalação de novos equipamentos de raios X no Hospital Municipal Mário Covas e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Esses novos aparelhos já estão em pleno funcionamento, proporcionando agilidade nos exames radiográficos.

Segundo Monica Cavalcante, coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital, os novos equipamentos, com tecnologia digital, representam um avanço significativo em relação aos antigos utilizados nas UPAs e no hospital.

Anuncio


“Os equipamentos antigos já estavam defasados e apresentavam muitos problemas de manutenção. Seu sistema de processamento era lento, o que resultava em demoras para a obtenção dos resultados”, explica a enfermeira. Com os novos aparelhos, os exames agora são concluídos quase que instantaneamente e são armazenados em nuvem para acesso dos profissionais médicos. Além disso, os pacientes têm a opção de receber os resultados em formato físico, caso desejem.

Mais detalhes sobre os novos equipamentos de raios X

Além dos equipamentos fixos, o Hospital e a UPA Nova Hortolândia também foram contemplados com aparelhos de raios X portáteis. Esses dispositivos são fundamentais para realizar exames em pacientes internados que não podem se locomover até a sala de exames radiográficos.

Advertisement

Renato Lopes Machado, diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destaca que, com a chegada dos novos aparelhos de raios X, a Prefeitura assegura um atendimento de qualidade para todos os pacientes da cidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Estádio Tico Breda, no Jd. Nova Hortolândia, recebe reforma no vestiário

Avatar de Redação

Published

on

Jd. Nova Hortolândia

Hoje (23), o prefeito Zezé Gomes fez uma visita à obra em andamento no Estádio Tico Breda, localizado dentro do Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jd. Nova Hortolândia. Este estádio, que é palco de jogos do futebol amador local, está passando por diversas melhorias.

Atualmente, as obras incluem a substituição dos alambrados, reforma dos vestiários e pintura. Além disso, estão sendo realizadas manutenções hidráulicas, elétricas e na alvenaria. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, a próxima etapa será a recuperação do gramado.

Anuncio


O secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin, destaca que os trabalhos nos estádios da cidade estão sendo intensificados.

Hortolândia conta com mais de 120 times no futebol amador, e hoje temos um dos principais campeonatos da Região Metropolitana de Campinas. Continuaremos a intensificar o trabalho e o investimento para o desenvolvimento do esporte, que representa uma melhora na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o secretário.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

policia policia
Policial6 horas ago

Assalto em ponto de ônibus no Sumarezinho termina com vítima baleada

Na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, J.N., um operador de construção civil de 37 anos, foi vítima de um...

ipva ipva
Brasil8 horas ago

Projeto de lei propõe isenção de IPVA para carros antigos no Brasil inteiro

Um projeto de lei recente no Senado busca aliviar os custos de propriedade de veículos, propondo a isenção do Imposto...

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia
Nossa Cidade13 horas ago

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Hoje sexta-feira (23), foi encerrado o processo de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes em todas as escolas...

Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos
Esportes14 horas ago

Wilson Fittipaldi, ex-piloto brasileiro da F1 morre aos 80 anos

Hoje (23), no período da manhã, morreu em São Paulo, aos 80 anos de idade, o ex-piloto brasileiro da Fórmula...

Novos equipamentos de raios X Novos equipamentos de raios X
Nossa Cidade14 horas ago

Novos equipamentos de raios X nas UPAs e no Hospital Municipal de Hortolândia

Hortolândia recebeu a instalação de novos equipamentos de raios X no Hospital Municipal Mário Covas e nas três Unidades de...

Jd. Nova Hortolândia Jd. Nova Hortolândia
Nossa Cidade14 horas ago

Estádio Tico Breda, no Jd. Nova Hortolândia, recebe reforma no vestiário

Hoje (23), o prefeito Zezé Gomes fez uma visita à obra em andamento no Estádio Tico Breda, localizado dentro do...

golpe do bilhete premiado golpe do bilhete premiado
Policial14 horas ago

Trio vai para a prisão após aplicarem golpe do bilhete premiado em cidade da região

A polícia de Nova Odessa por uma pessoa que relatou que foi abordada por um casal que queria que ela...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia