As obras de reforma do Centro de Educação Musical de Hortolândia (CEM) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, em Hortolândia, seguem em ritmo acelerado. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura realiza a concretagem das rampas de acesso – incluindo a exclusiva para PcDs (pessoas com deficiência) – e avança na instalação dos equipamentos de ar-condicionado. Os trabalhos fazem parte da segunda etapa da revitalização do espaço, iniciada em março deste ano.
De acordo com a Secretaria de Cultura, após a conclusão dessas intervenções, serão executados a instalação de um novo quadro de energia de maior capacidade, a substituição do telhado e a colocação de piso vinílico nas áreas internas. A previsão é que esta fase seja concluída em outubro. A primeira etapa, já finalizada, contemplou a reforma do telhado e da rede elétrica.
A revitalização do CEM é realizada com recursos de verba parlamentar e do orçamento municipal. Uma terceira etapa do projeto já está planejada e incluirá a construção de um auditório para apresentações artísticas. O projeto executivo do novo espaço está pronto, e em breve será aberta licitação para a obra.
Atendimento temporário e importância cultural
Enquanto a reforma não é finalizada, as atividades do CEM estão sendo realizadas temporariamente na Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda. O centro, criado em 1994, é responsável pela gestão de 19 cursos de formação musical gratuitos, atendendo atualmente 729 alunos. Além disso, coordena grupos sinfônicos como a Banda Municipal e o Coral do CEM, e ensembles de câmara, como o Sopro de Prata e o Vibrasax, entre outros.
A unidade presta homenagem ao maestro Ronaldo Dias de Almeida, que atuou no centro, e está localizada na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. A reforma busca ampliar e modernizar o espaço, garantindo melhores condições para o ensino e a prática musical na cidade.
