A Prefeitura de Hortolândia está finalizando a segunda etapa da reforma do Centro de Educação Musical Municipal (CEM) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, obra que vai permitir dobrar a capacidade de alunos atendidos – de 240 para até 500. A empresa contratada conclui, neste mês, as instalações elétricas e do quadro de força, enquanto o centro já inicia a mudança para o prédio revitalizado.
As intervenções realizadas nesta fase, iniciada em março de 2025, incluíram demolição interna, construção de duas salas multiuso, troca de alambrado, instalação de portões eletrônicos, piso vinílico, ar-condicionado, rampas de acessibilidade e banheiros adaptados para PcDs. O CEM funcionou provisoriamente na Unidade Cultural Arlindo Zadi (Jardim Amanda) durante as obras.
A reforma é dividida em três etapas. A primeira, concluída no fim de 2024, envolveu a reforma do telhado e da fiação elétrica. A terceira etapa – ainda em fase de licitação – prevê a construção de um auditório/galpão para apresentações e eventos. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar e do orçamento municipal.
Centro de Educação Musical Municipal (CEM)
Criado em 1994, o CEM oferece 19 cursos de formação musical para 714 alunos (521 no polo principal e 193 em espaços parceiros). Além da Banda Municipal, o centro mantém grupos como Arco Brasil, Coral Jovem, Sopro de Prata e Turuntuntun. O espaço está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. A revitalização reforça o compromisso da gestão com a cultura e a formação artística na cidade.
