Já imaginou assistir a uma cena de romance na Ponte Estaiada ou a uma família em um piquenique no Parque Dorothy Stang em uma novela? Essas cenas podem se tornar realidade em breve. Hortolândia deu um importante passo para entrar no radar da indústria do entretenimento ao receber, nesta terça-feira (19/08), a equipe da São Paulo State Film Commission para um mapeamento de locais com potencial para virar cenário.
A visita consolida a entrada oficial do município no projeto, anunciada em maio, transformando Hortolândia em um polo audiovisual do estado de São Paulo.
Modernidade é o grande diferencial
Diferente de muitas cidades históricas já mapeadas pelo órgão, Hortolândia surpreendeu pela arquitetura moderna. A assistente de produção Alice Santiago destacou esse como um trunfo único da cidade: “Hortolândia tem prédios modernos e espelhados, algo que ainda não tínhamos encontrado em outras cidades. Acreditamos que a Ponte Estaiada, as passarelas, as rodovias, os parques e até as comunidades são locais muito promissores para atrair produções”.
Ela também elogiou a receptividade da Prefeitura e dos produtores locais, que ofereceram dicas valiosas durante o tour.
Quais locais foram visitados?
A Secretaria de Cultura guiou a equipe por 10 pontos estratégicos da cidade, incluindo:
- A icônica Ponte Estaiada
- O Parque Irmã Dorothy Stang
- O Observatório Ambiental (OAPE)
- O Paço Municipal
- O Trevo da EMS (na SP-101)
- A Comunidade Santa Rita de Cássia
Próximos passos
As fotos feitas durante o mapeamento serão avaliadas e, em breve, os locais serão divulgados no site oficial da SP State Film Commission, tornando-se visíveis para produtoras de todo o país que buscam cenários perfeitos para suas próximas filmagens.
O projeto visa fomentar a economia criativa local, atraindo investimentos, gerando empregos e movimentando setores como hotelaria e gastronomia.
