Hortolândia faz megaoperação e castra cerca de 700 cães e gatos

mutirão de castração

Cerca de 700 cães e gatos de estimação (401 cães e 296 gatos), foram beneficiados pelo mutirão de castração realizado em Hortolândia em 2025. A ação gratuita aconteceu em dois finais de semana consecutivos e integrou o calendário comemorativo dos 34 anos do município.

No segundo fim de semana, nos dias 31 de maio e 1º de junho, mais de 340 pets previamente inscritos pelo aplicativo “Agenda Verde” foram atendidos na Praça da Cidadania, no Jardim Nova América.

Etapas da castração para cães e gatos

A primeira etapa do mutirão havia sido realizada no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, na Vila Real Santista, nos dias 24 e 25 de maio. Na ocasião, 345 cães e gatos passaram pelo procedimento de castração, somando ao todo 696 animais atendidos nas duas etapas. A iniciativa visa promover o bem-estar animal e contribuir para o controle populacional de cães e gatos no município, por meio de um serviço gratuito, acessível e de qualidade.

De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), a campanha superou as expectativas, com comparecimento total dos animais cadastrados. A Prefeitura anunciou que outras 690 vagas para castração serão disponibilizadas no segundo semestre, totalizando 1.380 atendimentos ao longo do ano. Além de contribuir para a saúde dos animais, a castração é considerada essencial no combate ao abandono, pois evita ninhadas indesejadas. A orientação é que os tutores acompanhem os canais oficiais da Prefeitura para futuras inscrições.

Sair da versão mobile