Nossa Cidade

Hortolândia lança aplicativo para acompanhamento dos pais na rede municipal de educação

aplicativo

Hortolândia agora conta com o “Educação na Rede”, um aplicativo próprio que permite aos pais e responsáveis acompanhar as notas e a frequência das crianças nas aulas, verificar o calendário escolar, conferir o cardápio da alimentação escolar, além de receber recados e acessar outros serviços oferecidos pela rede municipal de ensino. Desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o aplicativo oferece um portal de informações personalizadas, permitindo a consulta da matrícula dos alunos.

O lançamento oficial aconteceu na manhã da última quinta-feira (27/06), no auditório do Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), no Pq. Ortolândia, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes; do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; e de centenas de profissionais da educação, incluindo gestores, supervisores educacionais e diretores de departamento.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o aplicativo já está disponível para todos os profissionais por meio do Diário Online. O objetivo da iniciativa é fortalecer a relação entre escola e comunidade, proporcionando ferramentas essenciais para o acesso à informação.

Sobre o aplicativo “Educação na Rede”

Durante o evento, a diretora de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos, agradeceu à equipe e orientou os gestores a apresentarem o aplicativo aos professores em pequenos grupos, de forma confortável, acolhendo sugestões e apontamentos. No primeiro semestre letivo, o “Educação na Rede” foi testado em algumas escolas e a previsão é que seja adotado em todas as 61 unidades da rede municipal a partir do segundo semestre. “Com este app, poderemos eliminar os diários físicos, facilitando o processo educativo e pedagógico, e eliminando papéis. O app estará em constante atualização, e estamos abertos a sugestões para melhorá-lo”, afirmou Maria Angelina.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a tecnologia deve estar a serviço da educação, respeitando cada etapa de ensino-aprendizado e aspectos locais, culturais e afetivos. “Acreditamos que a inovação tecnológica é essencial para melhorar a qualidade da educação e fortalecer a relação entre escola e comunidade. Com essa nova ferramenta, esperamos promover uma comunicação mais transparente e efetiva”, disse Fernando Moraes.

As obras estão previstas para começar em meados de julho e serão realizadas pela Empresa Arcon Engenharia, com um investimento de cerca de R$ 3,7 milhões. A ação beneficiará diretamente cerca de 4,7 mil crianças e estudantes dessas unidades.



Sair da versão mobile