Connect with us

Nossa Cidade

Alunos da Emeb Josias têm aula de yoga

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 49

 

Logo após o almoço, é possível encontrar alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias Macedo da Silva no meio das árvores do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Mas se engana quem pensa que os estudantes promovem no local a costumeira algazarra da infância. Pelo contrário: eles estão todos em silêncio, cada um no seu “tapete”, meditando. Nesta semana, teve início a atividade de Hatha Yoga, atividade experimental oferecida para quatro turmas de alunos que participam das atividades do Programa de Educação Integral, desenvolvido na escola. A Yoga é oferecida de forma voluntária, pela professora de Educação Física da rede municipal, Fabiana Camila S. D. dos Santos. A profissional garante que a prática traz mais equilíbrio e disciplina aos alunos, habilidades essenciais para um bom desempenho escolar.

Anuncio


Fabiana explica que a Yoga é uma ciência aliada à uma filosofia de vida, onde os praticantes se preocupam com a natureza para que todos vivam em harmonia. “Ela melhora o estado mental, psíquico e espiritual das pessoas, trazendo equilíbrio, paz, segurança e felicidade. Sempre digo aos alunos que é muito importante que todos estejam felizes ali”, destaca Fabiana.

O estudante Jackson da Silva Nunes, de nove anos, participa da Yoga e afirma que gosta bastante de estar ali, entre as árvores meditando. “A gente precisa ficam em silêncio, o que é bem difícil. Mas é importante para a nossa concentração”, comenta. Já a aluna Emelyn Rosa Batista Santana, de nove anos, afirma que fica calma depois de praticar Yoga. “Consigo ter mais tranquilidade quando volto para as atividades da tarde”, explica. A estudante Isabele Feltrin da Silva, de nove anos, resume o sentimento de participar da Yoga. “Alcançamos paz, tranquilidade e concentração. Estamos aqui para compartilhar amor”, diz.

Advertisement

A Emeb Josias é uma das 15 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) onde o Programa Escola de Educação Integral é desenvolvido. Outras seis escolas municipais terão o programa, a partir do próximo mês.  “Cada escola tem sua própria dinâmica. Nestas atividades são explorados os ambientes, as habilidades dos profissionais e o desenvolvimento das crianças. A proposta é que, por meio de atividades como dança, música e projetos de estudo e pesquisa, realizadas no contraturno das aulas, estudantes permaneçam o dia todo na escola, participando de ações que promovem a aprendizagem por meio do desenvolvimento da afetividade e sociabilidade”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini.

Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o Programa de Educação Integral foi retomado em 2017. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Para isso, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia promove nas escolas participantes estações de vivência em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos.

PIC

A ampliação do Programa de Educação Integral faz parte das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Avatar de Redação

Published

on

Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Hoje sexta-feira (23), foi encerrado o processo de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes em todas as escolas municipais de Hortolândia. Visitando dez unidades ao longo da semana, o prefeito marcou o encerramento desse ciclo de eventos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide, onde anunciou a abertura de seis novas escolas vinculadas à rede pública.

Durante as visitas, Zezé Gomes, prefeito de Hortolândia, enfatizou que a entrega dos kits beneficia diretamente cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Anuncio


Em uma das visitas, realizada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camillo, no Jardim Terras de Santo Antonio, o prefeito ressaltou o local de produção dos uniformes, que acontece próximo à comunidade. Ele destacou que a confecção dos uniformes é realizada por mulheres da região, que participam do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação) e do curso Costura & Moda do Centro de Qualificação Profissional (CQP II).

novas creches
Entrega de kits escolares e anúncio de novas creches em Hortolândia

Mais detalhes sobre as duas novas creches da cidade

Aqui, na região do Jardim Adelaide, Terras Santo Antonio, vamos ter mais uma escola do Governo Federal, com previsão de começo da obra ainda neste ano”, afirmou Zezé Gomes.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Novos equipamentos de raios X nas UPAs e no Hospital Municipal de Hortolândia

Avatar de Redação

Published

on

Novos equipamentos de raios X

Hortolândia recebeu a instalação de novos equipamentos de raios X no Hospital Municipal Mário Covas e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Esses novos aparelhos já estão em pleno funcionamento, proporcionando agilidade nos exames radiográficos.

Segundo Monica Cavalcante, coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital, os novos equipamentos, com tecnologia digital, representam um avanço significativo em relação aos antigos utilizados nas UPAs e no hospital.

Anuncio


“Os equipamentos antigos já estavam defasados e apresentavam muitos problemas de manutenção. Seu sistema de processamento era lento, o que resultava em demoras para a obtenção dos resultados”, explica a enfermeira. Com os novos aparelhos, os exames agora são concluídos quase que instantaneamente e são armazenados em nuvem para acesso dos profissionais médicos. Além disso, os pacientes têm a opção de receber os resultados em formato físico, caso desejem.

Mais detalhes sobre os novos equipamentos de raios X

Além dos equipamentos fixos, o Hospital e a UPA Nova Hortolândia também foram contemplados com aparelhos de raios X portáteis. Esses dispositivos são fundamentais para realizar exames em pacientes internados que não podem se locomover até a sala de exames radiográficos.

Advertisement

Renato Lopes Machado, diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destaca que, com a chegada dos novos aparelhos de raios X, a Prefeitura assegura um atendimento de qualidade para todos os pacientes da cidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Estádio Tico Breda, no Jd. Nova Hortolândia, recebe reforma no vestiário

Avatar de Redação

Published

on

Jd. Nova Hortolândia

Hoje (23), o prefeito Zezé Gomes fez uma visita à obra em andamento no Estádio Tico Breda, localizado dentro do Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jd. Nova Hortolândia. Este estádio, que é palco de jogos do futebol amador local, está passando por diversas melhorias.

Atualmente, as obras incluem a substituição dos alambrados, reforma dos vestiários e pintura. Além disso, estão sendo realizadas manutenções hidráulicas, elétricas e na alvenaria. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, a próxima etapa será a recuperação do gramado.

Anuncio


O secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin, destaca que os trabalhos nos estádios da cidade estão sendo intensificados.

Hortolândia conta com mais de 120 times no futebol amador, e hoje temos um dos principais campeonatos da Região Metropolitana de Campinas. Continuaremos a intensificar o trabalho e o investimento para o desenvolvimento do esporte, que representa uma melhora na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o secretário.

Advertisement
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Populares

Copyright © Portal Hortolândia