Na próxima quarta-feira (3), por volta das 10h, os celulares de quem estiver em Hortolândia receberão uma mensagem de alerta sobre um evento climático severo, como vendaval ou tempestade. A população não deve se assustar: trata-se de um simulado que marcará a entrada em operação do novo Radar Meteorológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), instalado na Unicamp.
O teste, denominado “Simulado de Evento Severo”, é uma iniciativa do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo e terá como alvo cidadãos de áreas de risco em todos os 20 municípios da região.
Além de treinar a população para situações reais de emergência, o exercício servirá para testar a eficácia do Sistema Cell Broadcasting, que permite o envio de alertas diretos a todos os aparelhos celulares em uma área geográfica determinada, sem necessidade de aplicativos ou cadastros.
Na mesma data e horário, no auditório da Unicamp, autoridades realizarão um evento solene para apresentar o funcionamento do novo radar e simularão publicamente o disparo dos alertas. Na ocasião, também será feita a entrega das senhas de acesso aos dados meteorológicos em tempo real aos prefeitos da RMC.
O novo radar, adquirido pelos municípios por meio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), promete revolucionar a previsão do tempo na região. Segundo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec) de Hortolândia, o equipamento, por estar sediado em Campinas, permitirá uma previsão muito mais precisa e rápida para municípios num raio de até 60 km. Atualmente, a cidade depende de dados de radares localizados em São Carlos e São José dos Campos.
Para Hortolândia, o dia marcará ainda um avanço na estrutura local de gestão de crises: o lançamento oficial do Centro de Operações de Emergência (COE) da Defesa Civil Municipal. O COE, que terá sede no Gabinete do Prefeito, será o núcleo central para a tomada de decisões e coordenação de todas as ações envolvendo riscos e desastres, integrando os diversos membros do Simpdec em situações críticas.
