Hortolândia faz contagem de larvas de Aedes aegypti em residências

Aedes aegypti

ações contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Hortolândia deu início nesta quarta-feira (08) à Análise de Densidade Larvária (ADL), estratégia fundamental para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estão percorrendo as regiões Central e Jardim Rosolém para realizar o levantamento, que serve de base para a definição de novas ações de prevenção e enfrentamento às arboviroses no município.

A pesquisa, realizada três vezes ao ano (janeiro, julho e outubro), segue metodologia baseada em amostragem. Serão visitados cerca de 3.000 imóveis em todas as cinco regiões da cidade, com quarteirões selecionados por sorteio. A previsão é que o trabalho seja concluído em até 20 dias, dependendo das condições climáticas. Durante a ADL, a ação semanal de busca ativa por focos do mosquito foi temporariamente suspensa.

Um dos resultados da análise é o Índice de Breteau, que classifica a infestação larvária em baixa (0-1), média (1-4) ou alta (acima de 4). No último levantamento, realizado em julho, Hortolândia registrou índice de 0,8, considerado baixo – resultado atribuído às baixas temperaturas do inverno, que reduzem a atividade do mosquito.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população receba os agentes, devidamente identificados com crachá e uniforme. Neste ano, o município já registra 6.907 casos positivos de dengue e oito óbitos confirmados, além de um caso de chikungunya. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Sair da versão mobile