2º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida é nesta quinta-feira (10/11)

Profissionais da educação de escolas municipais, estaduais e particulares de Hortolândia ainda podem se inscrever na formação, promovida pela Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quinta-feira (10/11), a partir das 19h, o “2º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida – Lei Federal nº 13.431/2017 – Prevenção e enfrentamento às violências contra crianças/adolescentes”. A formação é mais uma das ações do Executivo Municipal no sentido de realizar o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no município, fortalecendo ainda mais a rede de proteção, dentro do Sistema de Garantia de Direitos.

Anuncio


A iniciativa do evento, voltado a profissionais da área da educação, é da EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), Departamento da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. O workshop será no Auditório Arlete Afonso, dentro do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, Parque Ortolândia. 

Segundo a Escola de Gestão, ainda é possível se inscrever para participar do debate. Para tanto, basta clicar neste link. Outra opção é acessar o Portal do Servidor. portaldosevidorhortolandia.sp.gov.br. Podem se inscrever profissionais da educação de escolas municipais, estaduais e particulares de Hortolândia.

O tema será abordado por multiplicadoras da Escuta Protegida, em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento as Violências contra Crianças e Adolescente e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Comissões da Infância e Juventude. Segundo a Escola de Gestão Pública, disponibilizar esta formação gratuita é algo extremamente importante, tanto para o funcionalismo quanto para a sociedade civil. É que a implantação da Lei da Escuta Protegida tem como principal objetivo não revitimizar crianças e adolescentes submetidas a quaisquer tipos de violência, oferecendo a elas acolhimento e encaminhamento corretos, medidas de extrema importância para a proteção.

“A realização do 2º Workshop de sensibilização sobre a Lei de Escuta Protegida mostra-se mais uma ação de suma importância para garantir e efetivar o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A 1a. edição do Workshop, realizada em agosto/2022, voltada aos próprios servidores municipais, foi um sucesso e se mostrou uma ferramenta importante para que os nossos servidores municipais primeiro saibam diagnosticar e depois adotar as medidas necessárias para prevenir e coibir a violência. A 2ª edição do Workshop agora se volta àqueles profissionais da área educacional, que lidam diariamente com o público infantojuvenil”, afirma o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoal, Eduardo Dias de Vasconcelos.

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”. Desde então, a Prefeitura tem realizado formações sobre o tema, voltadas ao funcionalismo público e também à sociedade civil.

Fonte: Prefeitura

Sair da versão mobile