Connect with us

Nossa Cidade

1° Literalendo leva 25 mil pessoas ao Parque Dorothy, em Hortolândia

Avatar de Prefeitura

Published

on

Literalendo

Evento literário da Prefeitura, de incentivo à leitura, aconteceu neste domingo (29/05), com diversas atrações culturais

Milhares de pessoas atenderam ao chamado da Prefeitura e, neste domingo (29/05), foram ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, celebrar as artes e a cultura e acompanhar as atrações do 1° Literalendo, evento literário gratuito que integra a programação de aniversário de Hortolândia e também do 12°  Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura em Hortolândia. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia estima que, entre 12h e 17h, cerca de 25 mil visitantes passaram pelo local, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros.

Anuncio


“Construir novos viários, entregar praças de lazer e esportivas e reformar o Hospital Municipal são itens importantes para o crescimento de Hortolândia, mas o que realmente garante o desenvolvimento de uma cidade é a educação. Neste quesito, não poupamos investimentos. Um bom exemplo é o Literalendo, realizado neste domingo, um grande sucesso de público. Mas o mais importante é o incentivo dado à leitura e a entrega de milhares de livros para nossos estudantes e a comunidade. Uma cidade forte se faz com uma base educacional robusta. Por isso que o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) está bem à frente das projeções do Ministério da Educação e nossa rede educacional é tida como uma das melhores da região. Tudo isso conquistado por meio de muito trabalho, não só da Administração Municipal, mas especialmente pelo comprometimento dos nossos professores e profissionais da Educação”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.

O evento foi aberto pela Banda Municipal, órgão da Secretaria de Cultura, que tocou “O Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia, e outras músicas bastante conhecidas do público, que cantou junto com os músicos. Outra atração foi a dupla local Zé Victor e João, que interpretou temas sertanejos e homenageou as escolas com a música “Sinônimos”, de Zé Ramalho.

Advertisement

Estudantes da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo e das Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd Amada I (CAIC), D. Ana José Bodini Januário e Lílian Cristiane Martins de Araújo também se apresentaram no palco. Até que chegou a “A Hora da História Ao Vivo!”, show musical e teatral protagonizado pela atriz, apresentadora e professora de teatro Carla Fioroni, nacionalmente conhecida por papéis na novela infantojuvenil “Chiquititas” (SBT) e na peça teatral “Trai e coçar é só começar”. A apresentação eletrizou crianças e adultos ao recontar a história de “Branca de Neve e os sete anões”, numa versão escrita pela própria artista, mesclada por músicas como “Superfantástico” (hit da “Turma do Balão Mágico”) e o tema da boneca Emília do “Sítio do Pica Pau Amarelo” (na versão para TV), bem como algumas músicas da novela “Chiquititas”.

A estudante da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Nossa Senhora de Fátima, Ágatha Damião de Souza, de quatro anos, ficou radiante ao receber um livro novo, durante a festa, e se encantar com a presença de indígenas de duas tribos brasileiras, que fizeram apresentações de dança e exibiram artigos artesanais no Literalendo.  “Eu gostei. Peguei o livro da abelhinha, vou ler com a mamãe e o papai”, comentou a menina. 

Os indígenas, das tribos Kariri-Xocó, de Alagoas, e Guarani Mbya, de Bertioga/São Paulo, foram trazidos pela arte-educadora, pedagoga e escritora Suzana Montauriol, uma das atrações da festa literária deste ano. Junto com outro colega, Suzana contou pequenas histórias, enquanto personagens “vivos” (palhaço, bruxa, fada e o próprio Visconde de Sabugosa, do Sítio do Pica Pau Amarelo) circulavam entre os presentes, fazendo a plateia interagir com os contadores de histórias e entrar no mundo mágico de fábulas e contos de fadas.

“Achei muito bom o evento, porque é difícil a gente conseguir fazer com que as crianças tenham toda essa interação com a parte de literatura e livros. Tanto a parte de entrega dos livros quanto as apresentações, contação de histórias e os indígenas que vieram contar um pouco da história deles, é muito importante. Às vezes, a gente tem um pensamento já formado sobre o assunto e ver por outra perspectiva, principalmente para as crianças, é muito importante. Quando os indígenas chegaram, minha filha disse: ‘Mãe, achei que eles andavam descalços.’. Eu expliquei pra ela que não. As crianças conseguem ver que existe todo um universo e que, diferentes, somos juntos, somos o mesmo”, avalia Thaís Souza Damião dos Santos, moradora do Novo Ângulo e mãe de Ágatha.

Advertisement

“O evento atingiu todos os objetivos, superou as nossas expectativas. Foi super importante, porque, primeiro, promoveu a arte do encontro, a comunidade, os alunos, a família, todos em um momento de diversão, de festa, de atração, de entretenimento. Foi um dia muito especial, em que a gente pôde ver a alegria dos alunos ao receber os livros, ao falar de leitura, com teatro, contação de histórias, participação do teatro musical da Carla Fioroni. É um evento que tem o DNA da rede municipal de Hortolândia”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Evento contou com outras atrações

Em um dos cantinhos do Parque Irmã Dorothy, foi montado um espaço de contação de histórias, onde se apresentaram a coordenadora pedagógica Solange Cachimiro Ferreira de Biazzio, a Sol, e o coordenador pedagógico da Emef D. Ana José Bodini Januário, Hugo Maciel Nonato Marques. Além de contarem histórias, num show “voz e violão”, a dupla fez brincadeiras cantadas com as crianças. 

Os brinquedos infláveis, dentre eles pula-pula, cama elástica, piscina de bolinha e “guerra de cotonetes”, foram muito disputados pelo público infantil, assim como as tendas de distribuição gratuita de livros e de pintura facial. Além destas, havia uma tenda da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde houve distribuição de adubo e sementes, bem como orientação sobre reflorestamento e consumo de água. Uma trupe de artistas vestidos de semáforos, a serviço da Secretaria de Mobilidade Urbana, chamava atenção para a importância da educação para o trânsito.

Advertisement

Barracas na praça de alimentação vendiam artesanato, pastel, cachorro quente, crepes, água e outras e bebidas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Projeto de Lei dispõe sobre instalação de locais específicos para “soltar pipas” em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

pipa

Em resposta à crescente demanda por espaços seguros e dedicados às atividades com pipas, o vereador Nego, apresentou o Projeto de Lei nº 62/2023 que visa estabelecer áreas designadas exclusivamente para competições e lazer com pipas. A proposta foi aprovada na última segunda-feira (19 de fevereiro) em sessão ordinária e segue para análise do Poder Executivo para ser colocada em ação.

O projeto de lei propõe a identificação e adaptação de espaços adequados, pipódromos, como parques e áreas públicas, campos de futebol, para a prática segura e controlada dessa tradicional forma de entretenimento. As áreas serão definidas pela administração municipal, e contarão com medidas de segurança para garantir a integridade dos praticantes e dos frequentadores, estando distantes de rodovias, redes elétricas e avenidas movimentadas.

Anuncio


Com o crescente interesse em atividades ao ar livre e recreação, as competições de pipas têm ganhado destaque como uma forma saudável e divertida de socialização, além de promover habilidades motoras e criatividade entre os participantes de todas as idades. No entanto, a falta de espaços apropriados muitas vezes resulta em práticas em locais inadequados, gerando preocupações com segurança e incomodo para outras pessoas.

O vereador ressalta que a iniciativa não apenas proporciona um ambiente seguro para os entusiastas das pipas, mas também fomenta a preservação de áreas verdes e promove o convívio comunitário. Além disso, a medida visa resgatar uma tradição cultural e estimular atividades ao ar livre em meio à era digital.

Advertisement

Espera-se que a implementação desse projeto de lei não apenas atenda às necessidades dos praticantes de pipas, mas também promova um senso de pertencimento e responsabilidade cívica entre os cidadãos, reforçando o compromisso com o bem-estar e a diversidade de opções de lazer na comunidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Como se matricular nas aulas do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia?

Avatar de Redação

Published

on

Projeto Escolinhas Esportivas

As matrículas para participar do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia continuam abertas e oferecem uma ampla variedade de modalidades esportivas para os interessados. Segundo informações da Secretaria de Esporte e Lazer, estão disponíveis 24 modalidades em diferentes espaços esportivos da cidade.

Dias, horários e documentos para as inscrições para o Projeto Escolinhas Esportivas

Os interessados podem realizar suas inscrições diretamente nos espaços onde as aulas são ministradas. O horário de funcionamento do setor administrativo de cada local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço e uma foto 3×4.

Anuncio


É importante ressaltar que algumas modalidades, como ginástica artística e natação, são bastante concorridas, o que pode resultar em lista de espera para os interessados. Os alunos matriculados no projeto devem cumprir a regra de frequência nas aulas. Caso acumulem três faltas, perderão a vaga, que será repassada para outra pessoa da lista de espera. A grade horária de cada modalidade está disponível nos respectivos espaços esportivos.

Modalidades do Projeto Escolinhas Esportivas

As aulas gratuitas abrangem uma variedade de atividades, incluindo balé, basquete, boxe para pessoa com deficiência (PCD), capoeira, dança de salão, futebol, futebol society, futsal, ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, jiu-jitsu, judô, muay thai, karatê, kung fu, natação, pilates, taekwondo, voleibol, vôlei de areia e zumba.

Advertisement

Segue abaixo os endereços e os telefones dos espaços esportivos onde são oferecidas as aulas do projeto Escolinhas Esportivas:

  1. Centro de Treinamento em Ginástica Artística Yasmin Geovana Santos Bonfim: Rua Antônio Camilo, 40, Jardim São Benedito
  2. Complexo Poliesportivo Nelson Cancian: Rua João Barreto da Silva, 505, Jd. Nova Hortolândia – Tel.: 3865-5577
  3. Ginásio Poliesportivo Victor Savala: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima (dentro das dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang) – Tel.: (19) 3809-0590
  4. Centro de Especialidades em Artes Marciais Eliel Gomes: Rua Brigadeiro Faria Lima, 410, Vila Real – Tel.: (19) 3897-2070
  5. Estação Cidadania de Esportes: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda – Tel.: 19 99625-5013
  6. Complexo Esportivo Gino Bernardini, localizado ao lado do campo de futebol no Jardim Rosolém
  7. Espaço Cantuário: Rua Luíza Febrônio Marini, 263, Jd. Santa Emília – Tel.: 3809-0210
  8. Complexo Esportivo Gino Bernardini, localizado ao lado do campo de futebol no Jardim Rosolém
  9. Espaço Esportivo Santa Izabel: Rua Erwin Maier, 195, Jardim Santa Izabel
  10. Academia Municipal Prof. Jaime Pereira: Rua Benedito Manduca de Souza, 85, Remanso Campineiro – Tel.: (19) 38971835
  11. Campo Society Jardim Nova América: Entre a Avenida Antônio da Costa Santos (Corredor Metropolitano) e a Rua Monte Azul
  12. Campo do Remanso Campineiro: Rua Amélia Camargo Blumer, s/nº
  13. EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva: Rua Moacir de Souza, (antiga Rua 2), Jardim Novo Horizonte
  14. EMEF Salvador Zacarias Pereira Junior: Avenida Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo
  15. EMEF. Profª. Lílian Cristiane Martins de Araújo: Rua Roseno Pereira, 325, Jardim Estefânia
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Mais de 60 novas vagas em creche de Hortolândia, confira:

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

creche

A Prefeitura de Hortolândia anuncia novidades na área da educação e bem-estar das crianças da cidade.

Com a inauguração de uma nova creche na região do Orestes Ôngaro, serão abertas mais 62 vagas para crianças de zero a três anos, somando esforços para zerar a fila de espera por vagas nesse segmento.

Anuncio


Além disso, durante cerimônias oficiais de entrega de kits escolares, o município reforça seu compromisso com a educação, garantindo uniformes e materiais para todos os estudantes.

A iniciativa, anunciada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, demonstra o comprometimento da Administração Municipal em cuidar das pessoas, especialmente das crianças. Com a ampliação da creche e a entrega dos kits escolares, a Prefeitura busca proporcionar segurança, igualdade e qualidade na educação para todos os alunos.

Advertisement

Além das vagas em creche, Hortolândia investe na qualificação de suas costureiras, que produzem os uniformes escolares, contribuindo para a economia local e promovendo a inclusão social.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva “Chico”, destaca o compromisso da cidade em cuidar das pessoas e construir uma nova realidade para todos.

As cerimônias de entrega dos kits escolares encerram-se nesta sexta-feira (23/02), reforçando o compromisso da Prefeitura em oferecer educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes municipais.

Confira o cronograma dos eventos e participe dessa iniciativa que faz a diferença na vida das crianças e suas famílias.

Advertisement

Confira o cronograma dos eventos de entrega dos kits escolares:
Sexta-feira (23/02/24)
– 7h – EMEI Miguel Camillo: rua Um, 110, Jardim Terras de Santo Antonio
– 13h – EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre: rua João Gastaldi, 430, Jardim Adelaide.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

unicamp unicamp
Cursos10 horas ago

Unicamp oferece cursos gratuitos com certificados na Coursera

A Unicamp, uma das principais universidades da América Latina, disponibiliza cursos gratuitos com certificados na plataforma Coursera. Inscreva-se já! Aproveite...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Confira os números da Mega-Sena sorteados nesta quinta

A Caixa Econômica Federal realizou na noite desta quinta-feira (22) o concurso 2691 da Mega-Sena e os números sorteados foram:...

pipa pipa
Nossa Cidade11 horas ago

Projeto de Lei dispõe sobre instalação de locais específicos para “soltar pipas” em Hortolândia

Em resposta à crescente demanda por espaços seguros e dedicados às atividades com pipas, o vereador Nego, apresentou o Projeto de...

Ana Perugini Ana Perugini
São Paulo11 horas ago

Ana Perugini cobra cumprimento de lei que obriga transparência em fila do SUS

A deputada estadual Ana Perugini (PT) cobrou, na tarde de quarta-feira (21), a regulamentação da lei que obriga o Governo...

jbs jbs
Brasil11 horas ago

Maior empregador do Brasil, JBS vai promover 40 mil pessoas em 2024

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem investindo no desenvolvimento de seus talentos como estratégia de...

Projeto Escolinhas Esportivas Projeto Escolinhas Esportivas
Nossa Cidade14 horas ago

Como se matricular nas aulas do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia?

As matrículas para participar do Projeto Escolinhas Esportivas de Hortolândia continuam abertas e oferecem uma ampla variedade de modalidades esportivas...

Renovação de CNH Renovação de CNH
Brasil15 horas ago

Renovação de CNH com desconto de 50%? Confira detalhes do texto aprovado pelo Senado

O Senado Federal avançou em uma medida que visa oferecer descontos na Renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para...

Advertisement
cinema

Populares

Copyright © Portal Hortolândia