Analisar

Valentine’s Day: qual é a origem?

Hoje é dia de celebrar o amor. Dia de trocar presentes e cartões. De declarações e demonstrações de carinho. É o Valentine’s Day. Na tradução literal do inglês para o português, quer dizer Dia de Valentim. No dia 14 de fevereiro, vários países celebram a data.

Há algumas teorias sobre a origem do Valentine’s Day. A Igreja Católica tem dois santos que são celebrados em 14 de fevereiro e que seriam grandes defensores do matrimônio e se tornaram protetores dos namorados. No século III, proibiram os soldados romanos de se casarem porque isso os deixaria mais fracos. Apesar disso, o padre São Valentim seguiu realizando os matrimônios às escondidas. O outro santo é o bispo São Valentim de Terni, conhecido por ajudar na reconciliação de vários casais. Os dois foram executados pelo Império Romano.

Anuncio


De acordo com texto publicado pelo Vaticano, a Ordem Beneditina cuidou da igreja de São Valentim em Terni durante a Idade Média e “difundiu o culto do Dia dos Namorados em seus mosteiros na França e na Inglaterra”.

Se de um lado a Igreja faz referência à atuação dos santos para unir casais, de outro, acredita-se que a celebração teve origem na Roma antiga. Entre 13 e 15 de fevereiro, acontecia a Festa de Lupercalia em que os homens tiravam nomes das mulheres na sorte em uma jarra e acabavam formando um casal.

Independente de onde e porquê tudo começou, nos Estados Unidos, a data se tornou o dia perfeito para se comprometer com alguém e sacudir a economia. Por lá, o amor movimenta uma cifra de cerca de 20 bilhões de dólares.

Fonte Agência EBC

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo