Mundo
China constroi hospital em 10 dias para combater surto de vírus
A China está construindo dois hospitais em Wuhan, cidade epicentro do surto coronavírus. O primeiro dos hospitais tem previsão de inauguração na próxima segunda-feira(3), apenas dez dias após o início das obras.
O uso de construções pré-fabricadas para abrigar as centenas de leitos é o motivo da agilidade, assemelhando-se ao um “LEGO”, conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações.
O ritimo de contrução acelerado, com trabalhos dia e noite, também contribui para a entrega acelerada dos hospitais.
Brasil
Elon Musk está no Brasil e anuncia lançamento da rede Starlink para monitorar a Amazônia

O bilionário Elon Musk chegou ao Brasil na manhã desta sexta-feira(20) para encontro com o presidente Jair Bolsonaro e outros empresários.
Musk publicou em seu Twitter que está “superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia”

Mundo
Lockdown mais rígido é adotado por Xangai

Desde 2020, estamos acostumados a ver notícias de lockdowns sendo declarados ao redor do Mundo. Mas após a vacinação ter sido amplamente aplicada, houve a diminuição dos protocolos de restrição para conter o contágio do coronavírus.
Enquanto todos se flexibilizam, a China volta a assustar o planeta com uma decisão, no mínimo, coerente. Xangai, uma megacidade com cerca de 25 milhões de habitantes, resolveu pedir autorização especial quem precisar sair de casa, ou seja, apenas aqueles que necessitam de acompanhamento médico contínuo ou de medicamentos.
Os testes para os novos casos já estão acontecendo quase diariamente. Tudo para que os novos contágios sejam identificados, impedindo novas ondas pandêmicas como há2 anos atrás.
O grande problema que está por trás disso é a incidência de não vacinados.Para os infectologistas, a China já deveria ter implementado a política de dose de reforço, mesmo que com outra vacina que não fosse a CoronaVac.
Enquanto isso, nem os bichos de estimação podem sair nas ruas. Não há previsão para o fim do Isolamento aplicado em Xangai, resta agora que as políticas internas se amenizem, conforme a vacinação avança.
Mundo
21/3: Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
A SD é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.
Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem especial atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.
Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.
Entendendo a trissomia:
Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança.
As pessoas com trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
Obs.: Cromossomos são as estruturas biológicas que contêm as informações genéticas; na espécie humana essa formação está distribuída em 23 pares, totalizando 46.
Características:
Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.
É essencial que bebês e crianças com Síndrome de Down sejam acompanhadas desde cedo com exames diversos para diagnosticar o quanto antes quaisquer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até impedir que esses problemas cheguem a afetar a saúde do indivíduo.
Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Para as comemorações do Dia Mundial da Síndrome de Down no Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down traz uma série de eventos em comemoração da data! Confira aqui!
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Fundação Síndrome de Down de Campinas
Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down
-
Nossa Cidade1 semana atras
Prefeitura de Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Wickbold Hortolândia com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades
-
Nossa Cidade1 semana atras
“Feira Hippie” de Hortolândia, praça “A Poderosa” terá feira permanente
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Concursos Públicos em Hortolândia abre inscrições nesta segunda
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Confira algumas vagas de emprego em Hortolândia – 16-05
-
Nossa Cidade4 dias atras
Previsão aponta que frio deve ficar por mais tempo
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Vagas de emprego no PAT Monte Mor
-
Emprega Hortolândia5 dias atras
Pat Monte Mor esta com mais de 140 vagas de emprego