Connect with us

Mundo

Alunas e professora da Etec de Hortolândia apresentam aplicativo em Londres

Publicado

em

Quatro estudantes e uma professora da Escola Técnica Estadual (Etec) de Hortolândia participaram da décima edição do Mozilla Festival, em Londres, em outubro. Lá elas apresentaram um aplicativo criado para ajudar mulheres em casos de assédio e violência.

Em agosto, Amanda Carrara, Beatriz de Oliveira, Érika Rodrigues e Mariana Lima conquistaram o primeiro lugar em um concurso no Expo Ensino, considerado um dos maiores eventos de educação do País, com o Girl Power-GP. Com a premiação, veio o credenciamento para o evento na Europa. As jovens foram orientadas pela professora Priscila Batista Martins.

O Girl Power-GP é um aplicativo que tem um mapa com pontos de riscos, um espaço para mulheres que sofreram violência ou assédio trocarem mensagens e um dispositivo que alerta uma central sobre um possível ataque. A ideia da ferramenta surgiu após uma pesquisa de campo realizada na própria Etec. Das 190 jovens ouvidas com idade entre 15 e 18 anos, 98% responderam que sentiam medo de andar sozinhas pelas ruas e mais de 50% relataram já terem sofrido algum tipo de assédio.

“Faço cursinho à noite e fico morrendo de medo de esperar sozinha pela van que me leva para casa”, conta Mariana. “O homem tem receio de ser assaltado, mas a mulher tem medo de morrer”. Beatriz reforça que são necessários projetos para assegurar o direito básico de ir e vir. “Nosso objetivo é garantir a segurança das mulheres dentro e fora de casa.”

Em Londres, durante três dias, as alunas participaram do evento que celebra os dez anos do Mozilla Festival. A programação inclui mais de 300 workshops, palestras e apresentações de educadores, ativistas, tecnólogos, pesquisadores, artistas e jovens estudantes. “É um privilégio, uma sensação incrível, poder participar e apresentar o nosso projeto em um evento tão importante como este”, afirma Érika. As estudantes pretendem buscar recursos para aprimorar e implantar o projeto, ainda indisponível no mercado.

Soluções para a comunidade

O diretor da Etec de Hortolândia, Renato Willian Martins de Oliveira, aponta que a unidade tem se destacado nos últimos anos em diversas feiras de tecnologia. “Para a escola, é um passo muito importante, pois motiva e incentiva outros estudantes a desenvolverem projetos que ajudem a comunidade”, acredita. “O papel da Etec e dos docentes é possibilitar ao aluno a capacidade de resolver problemas e propor soluções para a toda a sociedade.”

Mundo

Cantor colombiano se salva de acidente aéreo que matou quatro pessoas

Publicado

em

O cantor colombiano Maluma, dos hits La Playa e 11 PM se salvou de um acidente aéreo. Tudo porque, a aeronave que decolou antes da sua caiu e matou quatro pessoas.

No último dia 08 de outubro, em um show feito nos Estados Unidos, o artista dedicou a música ADMV às vítimas. Citou também, em seu Instagram a seguinte frase:

“Que dia tão louco e lindo ao mesmo tempo. Hoje lembrei da fragilidade da vida em mais de uma ocasião. O material não vale nada quando não estamos vivos e respirando. Levo todos no meu coração, abracem os seus e digam o quanto os ama antes que seja tarde. Amo muito vocês de verdade. É lindo tudo o que eu construí, mas não vale nada se eu não tiver com quem compartilhar.”

Continue Lendo

Mundo

WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a ser acessíveis para usuários

Publicado

em

Grandes redes sociais relacionadas ao Facebook ficaram inacessíveis hoje (4) no início da tarde e começaram a ser restabelecidas por volta de 19h20. O Facebook – a maior rede social do mundo -, o Instagram – a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens – e o WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros – ficaram indisponíveis para os usuários por uma falha ainda não detalhada pelo conglomerado.

Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.

A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.

Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.

Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões – o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.

fonte ebc

Continue Lendo

Mundo

Papa Francisco e outros líderes religiosos falam sobre Mudanças Climáticas

Publicado

em

Não só o Papa Francisco como outros líderes religiosos e cientistas estão reunidos na Conferência das Nações Unidas, expondo seus pensamentos a respeito das Mudanças Climáticas no COP26.

Francisco ressaltou a urgência de ações eficazes para a crise ecológica que já vem se mostrando sem precedentes. “A humanidade nunca teve tantos meios para alcançar esse objetivo como os que têm hoje. Respeito mútuo entre fé e ciência para estabelecer um diálogo entre elas, orientando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres, a construção de uma rede de respeito e fraternidade”, ponderou.

Foram 40 religiosos e outra dezena de cientistas, que assinaram um documento que pede que zeremos a emissão líquida de carbono o mais rápido possível, para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais.

Alok Sharma, presidente designado da COP26, recebeu o documento e disse: “espero que as pessoas de fé continuem a ser parte fundamental desse diálogo, enquanto trabalhamos juntos para fazer avançar a ação climática.

Continue Lendo

Populares