Venda de bebidas em arenas volta à pauta na Alesp

alesp sabesp

A Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) agendou para a próxima segunda-feira (29) uma audiência pública sobre o projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas em arenas esportivas do estado.

A proposta, em tramitação há dois anos, é de autoria dos deputados Delegado Olim (PP), Itamar Borges (MDB), Dani Alonso (PL) e Carlão Pignatari (PSDB). O texto permite a comercialização de bebidas com até 15% de teor alcoólico.

Se aprovado, o projeto revogará uma restrição em vigor há quase três décadas. Desde 1996, a venda de álcool em estádios paulistas é proibida após a morte de um adolescente de 16 anos em uma briga entre torcedores de São Paulo e Palmeiras, no Pacaembu, durante a Supercopa de Futebol Júnior.

O debate ganha força porque a proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e conta com apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Parlamentares acreditam que a medida deve avançar após a audiência.

Hoje, a lei veta a venda de bebidas alcoólicas dentro das arenas e num raio de 200 metros. Na prática, a regra não é cumprida: ambulantes comercializam os produtos livremente nas imediações dos estádios.

Sair da versão mobile