Série B: CRB foi o responsável pela ideia do playoff

Série B

Fotos: Joilson Marconne / CBF

Nesta quinta-feira, 5, uma mudança na Série B chamou a atenção do noticiário esportivo: playoffs para definir as duas últimas vagas no acesso à elite do Brasileirão.

Essa mudança foi capitaneada pelo CRB. O clube alagoano foi o responsável por apresentar a ideia no Conselho Técnico e argumentou para convencer os demais.

O que muda?

Com a mudança, apenas os dois mais bem colocados garantem acesso direto à primeira divisão. As duas demais vagas serão definidas em jogos de ida e volta entre as equipes do terceiro ao sexto lugar.

O novo regulamento obriga um confronto do terceiro lugar contra o sexto enquanto o quarto enfrentará contra o quinto lugar. Terceiro e quarto colocados terão a vantagem de decidir em casa.

Além disso, as 38 rodadas seguem acontecendo normalmente. O torneio não será paralisado durante a Copa do Mundo, uma mudança também aceita pelos clubes.

Argumentos utilizados

O principal argumento foi a questão financeira e comercial. O CRB declara que os clubes que estão no meio da tabela abandonam a reta final do campeonato e com a possibilidade de buscar a vaga no playoff pela sexta colocação, se intensifica a competição e consequentemente se tem mais renda das torcidas, alcance do campeonato pela emoção e aumento da audiência.

A princípio a ideia não foi tão bem recebida, mas convenceu 17 dos 20 times participantes. Apenas Sport, Fortaleza e Náutico se opuseram a ideia do CRB, mas foram votos vencidos.

São Paulo terá quatro representantes na Série B e todos votaram favoravelmente

Botafogo, Novorizontino, Ponte Preta e São Bernardo serão as únicas equipes paulistas no campeonato. Todas elas foram de acordo com a mudança.

Todos os times da Série B 2026

América-MG, Athletic, Atlético-GO, Avaí, Botafogo SP, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário, Vila Nova que permaneceram da Série B de 2025, além de Ponte Preta, Náutico, Londrina e São Bernardo que subiram da C e Sport, Juventude, Fortaleza e Ceará que foram rebaixados da Série A de 2025 são as equipes que estarão na competição.

Sair da versão mobile