Um grupo de especialistas independentes, que foram nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, solicitaram a FIFA e UEFA que suspendam Israel de todas as competições de futebol internacional. A justificativa é por conta da ofensiva em Gaza.
Segundo eles em relatório, os “órgãos esportivos não devem fechar os olhos para graves violações dos direitos humanos.” O relatório ainda cita que o futebol está sendo usado para normalizar as injustiças.
Membros da federação israelense argumentam ser injusto o boicote aos jogadores individualmente e que ele deveria ser restrito ao Estado de Israel.
No relatório, ainda há menção que a Comissão de Inquérito da ONU concluiu que Israel está cometendo um genocídio em Gaza.
Situação de Israel nas Eliminatórias
A equipe tem chances de se classificar ao torneio de repescagem das seleções europeias. Com nove pontos, é a terceira colocada no Grupo I que conta com Noruega, a líder e Itália, a vice, também com nove pontos.
Muito provavelmente a Noruega, de Haaland, se classificará em primeiro lugar. Itália e Israel lutam pela segunda colocação que dá vaga à repescagem. Restam três partidas para Israel e quatro para a Itália, incluindo um confronto direto.
Apesar de ser localizada na Ásia, Israel é filiado a UEFA desde 1991.
Recentemente, também em tentativa de pressionar a situação de Gaza, cogita não participar do Mundial caso Israel se classifique.
