Neste domingo, 28, a Seleção Brasileira inicia a sua jornada na Copa do Mundo Sub-20 diante do México. Todavia, assim como outras seleções, a Canarinho não terá suas principais estrelas na categoria como: Estêvão, Endrick, Vitor Roque, Vitor Reis, Luis Guilherme, Jair, Gabriel Moscardo, Breno Bidon, William Gomes, entre outros.
Grande parte disso se dá por dois fatores. O futebol de base mudou e os clubes muitas vezes não liberam os seus atletas.
Início precoce
Com os atletas estreando mais cedo e se tornando protagonistas das suas equipes, muitas vezes até já sendo convocados para a Seleção principal. Isso torna desinteressante para eles jogar um torneio Sub-20, que acaba sendo disputado mais pelos atletas que ainda não explodiram no profissional.
Clubes não liberam
Há casos também em que os clubes pedem a desconvocação dos jogadores. Por exemplo, o Corinthians solicitou a CBF para liberar Felipe Longo, já que possivelmente iria precisar dele, já que ele vem sendo o primeiro reserva.
Resto do Mundo
Assim como no Brasil, na Europa o fenômeno também ocorre. Nomes relevantes no futebol europeu atual estão de fora como Lamine Yamal, Dean Huijsen, Cubarsi, Doué e Claudio Echeverri.
Como assistir Brasil x México
A Copa do Mundo Sub-20 é transmitida por SporTV, pela CazéTV e pelo Fifa+.
