Nesta quarta-feira, 8, a FIFA autorizou a CBF a divulgar os áudios e vídeos de decisões da arbitragem que não passaram por revisão no monitor do VAR pelo árbitro de campo.
A medida ocorre após indignação do São Paulo com pelo menos seis lances no confronto diante do Palmeiras.
O São Paulo reclama de ao menos cinco lances para a CBF
- Pênalti não assinalado em Tapia
- Cotovelada de Gómez em Tapia
- Pisão de Gómez em Tapia
- Falta em Tapia na origem do gol adversário
- Carrinho de Raphal Veiga em Enzo
- Pé alto de Andreas Pereira em Marcos Antônio
Após ouvir em reuniões, antes de serem publicados, o São Paulo ficou inconformado com a atitude de Ramon Abatti, que teria rejeitado as solicitações do VAR e por isso teria induzido toda a equipe de arbitragem ao erro.
Agora, a CBF garante a ampliação da divulgação de áudios. Anteriormente, o protocolo garantia que somente lances revisados na cabine teriam os áudios tornados públicos.
— Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro, mexendo em questões que havia décadas demandavam mudanças. Já anunciamos o novo calendário do futebol masculino, estamos finalizando o do feminino e no mês que vem vamos divulgar as regras do fair play financeiro. A arbitragem está entre essas prioridades. Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas, integrando um plano de ação que já vem sendo elaborado desde que assumimos a CBF, declarou Samir Xaud, ao portal da CBF.
