A principal torcida do Corinthians, Gaviões da Fiel, recebeu em sua sede os idealizadores do projeto SAFiel para apresentação da proposta.
Os idealizadores mostraram o projeto e esclareceram dúvidas aos membros da entidade alvinegra que entende que é necessária uma maior transparência de todo o projeto.
Além disso, os Gaviões se mostraram abertos a novos diálogos com os membros da SAFiel.
O que é a SAFiel?
A SAFiel é um projeto que prevê uma SAF, mas administrada pelos torcedores. O clube seria administrado por conselhos escolhidos por todos os acionistas, porém, ao contrário do contexto do clube social atual, haveria ações a preços populares e outras mais caras com maior peso.
A ideia é buscar investimentos no mercado financeiro, mas também apostar na força da torcida. Os órgãos passariam por auditorias frequentes para afastar irregularidades. R$ 2,5 bilhões é o valor que o grupo espera arrecadar com as vendas de ações do clube.
Haveriam três possibilidades
- Ações populares
- Ações para corintianos com maior poder aquisitivo
- Ações para investidores profissionais, fundos de investimentos e empresas
Neste cenário, o departamento de futebol seria separado do clube social.
Confira a nota oficial da torcida do Corinthians
“Na noite desta quinta-feira (6), os idealizadores do projeto SAFIEL foram recebidos pelo Conselho Deliberativo dos Gaviões da Fiel para a apresentação oficial da proposta de transformação do Sport Club Corinthians Paulista em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Após a explanação, os conselheiros puderam esclarecer dúvidas e manifestar preocupações legítimas sobre temas como autonomia institucional, preservação dos valores da torcida e viabilidade jurídica. Os representantes da SAFIEL se comprometeram a manter o diálogo aberto com todas as instâncias do clube e com a Fiel Torcida.
O Gaviões reforça seu compromisso com a defesa dos interesses do Corinthians e seguirão acompanhando atentamente os desdobramentos do projeto, sugerindo ajustes sempre que necessário para garantir soberania e participação popular.
O próximo passo será a convocação dos associados dos Gaviões para que os idealizadores apresentem o projeto diretamente aos torcedores.
Neste momento, é fundamental que o maior interessado, o próprio Clube, por meio do Presidente do Conselho e seus conselheiros, conduza um processo transparente de escuta e debate sobre o único projeto até então apresentado como alternativa ao modelo atual, já considerado ultrapassado.
Concluída essa etapa, é essencial a criação de um mecanismo de consulta pública, que permita a contribuição de todos os interessados. Somente com diálogo e participação efetiva da Fiel será possível garantir legitimidade e solidez ao caminho que o Corinthians decidir seguir.
Pelo Corinthians, com muito amor, até o fim!”
