Proposta da CBF pode tirar o São Paulo da CONMEBOL Libertadores 2026

CBF

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O presidente da CBF, Samir Xaud, viaja ao Paraguai para negociar com a CONMEBOL uma mudança na disposição de vagas do Campeonato Brasileiro para a CONMEBOL Libertadores. A ideia dele é reduzir o número de vagas aos brasileiros de seis, para cinco.

Em contrapartida, o quinto colocado iria diretamente para a fase de grupos da competição. A medida retira a vaga ao sexto colocado do Brasileirão.

A análise de Samir é que a retirada dos clubes brasileiros das primeiras fases da competição, popularmente conhecida como pré-Libertadores, aliviaria o calendário brasileiro. A entidade também avalia a redução de datas nos estaduais.

São Paulo pode ser prejudicado

Atualmente na sétima colocação da tabela no Brasileirão, o São Paulo é um dos clubes que lutam por uma vaga no G6. Com isso, pode ser prejudicado pela medida.

Caso termine o torneio na sexta colocação, ficaria de fora da zona de classificação. Para se classificar, teria que torcer para uma equipe do G6 vencer a Copa do Brasil, Sudamericana ou até mesmo a Libertadores.

O que a CONMEBOL pensa?

A princípio, a entidade é contra a proposta, já que entende que isso seria um privilégio ao Brasil e teria que readaptar todo o formato do torneio.

Sair da versão mobile