Paulistão: Entenda como são definidos os mandos de campo

Paulistão

Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão

Neste domingo, 15, ocorreu a última rodada da primeira fase do Paulistão 2026. Com isso, as quartas de final e seus mandos de campo foram definidos.

As melhores campanhas são privilegiadas em relação as inferiores que avançaram. Por conta disso, o primeiro lugar geral enfrenta o oitavo e assim sucessivamente.

Confira os confrontos do mata-mata do Paulistão

Todas as quartas de final do Paulistão são decididas em jogos únicos.

As equipes do lado esquerdo irão decidir em seus estádios.

Como se decide o mando de campo das demais fases do Paulistão?

Nas semifinais, a lógica é a mesma. A primeira campanha enfrenta a quarta, enquanto o segundo colocado. Tanto nas semifinais como na grande final, quem decide em casa é a equipe com melhor campanha entre os dois envolvidos no jogo.

Todavia, para esse critério, a Federação Paulista de Futebol instituiu que é contada toda a campanha e não apenas a da primeira fase, ou seja, quem vence o rival nas quartas de final no tempo normal, soma mais três pontos e quem passa nos pênaltis, após um empate no tempo normal, soma mais um.

Assim, a FPF entende que quem é favorecido são as equipes que jogam um futebol mais ofensivo, que busca a vitória já no tempo normal.

A renda

Outro fator relevante para os clubes é a renda das partidas das quartas de final e semifinal. Por serem confrontos únicos, a FPF instituiu que a renda seja dividida entre as equipes, mesmo em casos de torcida única nos clássicos (65%-35% brutos). Na grande final, cada equipe fica com a renda do seu estádio.

Sair da versão mobile