Com o final da temporada de 2025, Flamengo e Palmeiras, os principais times do futebol brasileiro nos últimos anos, agora buscam melhorias para seus elencos visando a temporada de 2026.
Todavia, desta vez, ambos estão com estratégias distintas, trocando de lugar.
Flamengo
O rubro-negro, que está fechando a contratação de Vitão, definiu que buscaria contratar jogadores até 26 anos. A ideia, é evitar ter que repor o elenco de maneira mais recorrente e ter nesses jogadores um potencial de revenda.
Isso vai na contramão ao que o clube vem fazendo nos últimos anos, que era a política de contratar jogadores prontos. Quem tinha uma postura semelhante era o Palmeiras, contratando jogadores de até 23 ou 24 anos, visando uma valorização e venda futura.
Palmeiras
Já o alviverde, viu Abel Ferreira e sua comissão técnica reclamarem da falta de experiência no elenco do Palmeiras. Por conta disso, o clube pretende investir em jogadores mais prontos e com bagagem.
Nessa esteira, veio a contratação de Marlon Freitas, que está prestes a ocorrer.
Relembre o que disse Abel Ferreira na final da Libertadores
— Vou ser muito sincero. Apesar de termos uma equipe muito jovem, acho que faltou um pouquinho mais de coragem e ousadia. A forma de jogar do nosso adversário não é surpresa, partem com cinco construindo e cinco a atacar. Eles tinham cinco, nós tínhamos quatro. Procuramos saltar com o López quando o Léo pegava na bola, depois tentar igualar com o nosso Andreas.
— Mas como eu disse anteriormente, mais do que dar justificativas, é dizer que o nosso adversário foi melhor, mais maduro, experiente, soube lidar com esse momento de tensão, por mais que o gol tenha sido definido em detalhe de bola parada.
Por conta disso, os investimentos do Flamengo e Palmeiras para 2026 devem parecer investimentos de Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
