Libertadores e Sudamericana terão impedimento semiautomático

Libertadores

Divulgação / Libertadores

Nesta quarta-feira, 12, a CONMEBOL anunciou que as finais da Libertadores e Sudamericana terão a tecnologia do impedimento semiautomático.

Na esteira da CBF que anunciou a tecnologia para todo o Brasileirão em 2026 e a FPF que anunciou a tecnologia no mata-mata do Paulistão do ano que vem, a entidade sul-americana investe para melhorar a arbitragem e evitar polêmicas.

A tecnologia de linha do gol também será utilizada. Serão 24 câmeras no estádio Monumental U e no Defensores del Chaco.

Como funciona a tecnologia que a CONMEBOL vai implementar nas finais da Libertadores e Sudamericana

A tecnologia consiste em diversas câmeras no estádio apontadas que captam a posição dos jogadores em tempo real. Há também um sensor na bola para que se saiba exatamente o momento que o passe foi realizado.

Assim, o árbitro de vídeo recebe uma imagem do exato momento do passe e dos jogadores que disputaram a bola naquele instante.

A partir disso, se sabe na hora se há o impedimento ou não, sem depender de uma traçagem de linhas feitas manualmente como é atualmente, o que pode mudar a posição dependendo do momento que a imagem é frisada.

A tecnologia do impedimento semiautomático é utilizada em grandes campeonatos como Copa do Mundo, La Liga, Premier League e Champions League.

Sair da versão mobile