Nos últimos meses, Marcos Faria Lamacchia tem negociado nos últimos dias com Pedrinho, atual presidente do Vasco, a compra da SAF do clube cruzmaltino. Ele é filho de Marco Lammachia, esposo de Leila Pereira e dono da Crefisa
As conversas já estão avançando, mas há um problema para a negociação ocorrer. Segundo informações divulgadas inicialmente pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, a CBF notificou ao Vasco que no Regulamento de Sustentabilidade Financeira da entidade é proibido que uma pessoa ou empresa controle mais de um time, estendendo isso a familiares.
Art. 86. Visando proteger a integridade das competições profissionais nacionais, é terminantemente vedado que qualquer pessoa, física ou jurídica, detenha, direta ou indiretamente, controle ou influência significativa sobre mais de um Clube, caso ambos os Clubes, na mesma temporada:
I. Sejam participantes ou elegíveis para disputar a mesma edição de qualquer competição profissional organizada pela CBF; ou II. Participem de divisões do Campeonato Brasileiro que possuam relação direta de acesso e rebaixamento entre si.
§1º Considera-se influência significativa a capacidade de dirigir políticas financeiras ou operacionais, exercer veto relevante, nomear administradores-chave ou deter, isolada ou conjuntamente, mais de 10% dos direitos de voto com acordos de voto ou vetos qualificados, bem como contratos de financiamento que imponham covenants com poder decisório.
§ 2º Para fins de apuração do controle ou influência previstos no caput, somar-se-ão as participações, direitos de voto ou poderes de veto da pessoa física (ou dos controladores finais da pessoa jurídica) àquelas detidas por seu cônjuge, companheiro(a) ou parentes até o segundo grau (pais, filhos, irmãos).
Qual a avaliação da CBF?
Como Marcos é enteado de Leila Pereira, a entidade entende que enquanto ela estiver na cadeira da presidência do Palmeiras a compra não pode ocorrer.
Leila Pereira fica no Palmeiras até quando?
Nisso entra o problema vascaíno: Leila Pereira tem mandato no Palmeiras até o final da temporada. Todavia, há uma movimentação interna para que o estatuto do Verdão seja alterado, possibilitando mais uma reeleição. A presidente tem grande força no Conselho Deliberativo do clube e boa chance de passar, caso haja a assembleia.
Todavia, os rumores que se intensificaram no final da temporada passada acabaram sendo reduzidos por conta da insatisfação da torcida com os vice-campeonatos no Brasileirão e Libertadores.
Em meio a isso, se Leila Pereira conseguir a mudança no estatuto, a venda do clube cruzmaltino pode não ocorrer, ao menos para o herdeiro da Crefisa.
Outros problemas na Justiça
A negociação pode não avançar já que a SAF do Vasco também por ser alvo de uma disputa dos antigos acionistas, a 777, que reclamam na Justiça o fato do clube associativo ter tomado o controle da empresa. A SAF também passa por uma recuperação judicial.
