A Holanda entra em campo nesta segunda-feira (17), às 16h45, na Amsterdam Arena, para confirmar sua vaga direta na Copa do Mundo de 2026. Líder do Grupo G das Eliminatórias Europeias, a seleção comandada por Ronald Koeman depende apenas de um empate diante da Lituânia, duelo com transmissão de ESPN e Disney+.
Invicta na competição, a Laranja Mecânica soma cinco vitórias e dois empates. O último resultado, um empate em 1 a 1 com a Polônia, manteve os holandeses confortáveis na ponta da tabela, com três pontos de vantagem. Em caso de tropeço, a equipe ainda poderia avançar dependendo da combinação de resultados, mas o objetivo é não deixar margem para riscos diante da torcida em Amsterdã.
A Lituânia chega à rodada final em situação oposta. Última colocada, com apenas três pontos, a equipe ainda não venceu na campanha e precisa de um resultado histórico fora de casa. Para manter alguma chance, além de derrotar a Holanda, os lituanos precisam torcer por um triunfo da Polônia sobre Malta. O cenário é considerado improvável, mas ainda matematicamente possível.
Escalação da Holanda
Koeman deverá repetir a base que sustentou a invencibilidade holandesa, com Verbruggen no gol e um setor defensivo formado por Timber, De Ligt, Van Dijk e Van de Ven. No meio-campo, Gravenberch e De Jong devem ditar o ritmo, enquanto Simons, Reijnders e Gakpo dão suporte a Depay no ataque.
A Lituânia também não tem desfalques e deve ir a campo com Svedkauskas; Tutyskinas, Armalas e Utkus na defesa; Sirvys, Gineitis, Vorobjovas, Golubickas e Lasickas no meio; além de Cernych e Paulauskas no setor ofensivo.
Mesmo com realidades distintas, o confronto coloca em jogo objetivos importantes. Para a Holanda, vale a confirmação de um ciclo sólido. Para a Lituânia, vale a tentativa de evitar uma campanha sem vitórias e encerrar as Eliminatórias com dignidade.
